Volta a Portugal na estrada esta quinta-feira

O prólogo de 5,4 quilómetros que marca, hoje, o arranque da 83.ª Volta a Portugal em bicicleta, em Lisboa, vai começar às 15h21, terminando cerca de duas horas depois, com a prestação do espanhol Jokin Murguialday (Caja Rural).

 

O dorsal número cinco aparece na ordem da partida do prólogo como último ciclista a partir da Praça do Império, às 17h25, arrancando seis minutos depois de António Carvalho, um dos líderes da Glassdrive-Q8-Anicolor.

O principal favorito, o vice-campeão em título, o uruguaio Mauricio Moreira, também da Glassdrive, parte às 17h01.

Os 125 ciclistas inscritos partem com um minuto de diferença entre si, sendo o norte-americano Barry Miller (Petro de Luanda) o primeiro a fazer-se à estrada, às 15h21, para completar o percurso de 5,4 com início e final na Praça do Império.

João Benta também impedido Ontem, João Benta criticou a organização da Volta a Portugal e a Federação de Ciclismo por «pretender colocar no mesmo grupo todos os alvos de buscas», depois de ter sido confirmado que está fora da prova.

«No dia de ontem [quarta-feira], fui também alvo de buscas domiciliárias. Desconheço a motivação e muito menos compreendo o timing. Certo é que concluídas as buscas – com as quais colaborei integralmente, merecendo da parte dos inspetores da PJ igual correção – não fui constituído arguido. Nada foi encontrado na minha residência que pudesse estar relacionado com qualquer substância ou utensílio utilizado na prática dopante», detalhou o ciclista da Efapel, em comunicado enviado à agência Lusa.

Finalizadas as buscas, João Benta entendeu «o acto como integrado nas recentes notícias que afetaram a modalidade».

«Foi-me, aliás, dito aquando das buscas que se algo fosse encontrado seria de imediato constituído arguido e presente a juiz, de outro modo o assunto ficaria resolvido com o relatório da diligência», prosseguiu.

O corredor de Esposende, de 35 anos, considera que «a mera suspeita que alguém entendeu lançar» sobre o seu nome coloca «assim em causa o trabalho de toda uma época e faz, além do mais, pairar sombras» sobre o que será o seu futuro.