A Dupla Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen com o Toyota GR Yaris Rally1 chegaram ao final do primeiro dia do Rali de Portugal 10.8s na frente de Dani Sordo, piloto da Hyundai, com Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe também em Hyundai i20 N Rally1a terminar a etapa na terceira posição. O top cinco do dia completa-se com a quarta posição de Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1) e Esapekka Lappi/Janne Ferm também em Hyundai fecha o Top Five.
Três Hyundai e um Ford na perseguição ao único piloto da Toyota com condições de vencer a prova, já que Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) abandonaram em Mortágua depois de uma forte saída de estrada.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) são sextos a mais de um minuto e Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) desistiram muito cedo com problemas de alternador, devendo regressar amanhã em Super Rally.
No WRC 2, Olivier Solberg/Elliott Edmonson em Škoda Fabia RS Rally2 Lideram a categoria com a 7ª posição da geral, seguidos de Gus Greensmith/Jonas Anderson também em Škoda Fabia RS Rally2 e Yohan Russel/Arnaud Dunand em Citroën C3 Rally2 que fecham os dez primeiros classificados.
Armindo Araújo e Luís Ramalho os melhores portugueses
Armindo Araújo/Luís Ramalho em Skoda Fabia R2 terminaram o primeiro dia do Rali de Portugal, setor que contava como uma prova do campeonato de Portugal com uma excelente vitória, a primeira de 2023, um resultado que permite à dupla campeã nacional, encurtar a distância pontual para as primeiras posições da classificação do campeonato. A segunda posição foi para Miguel Correia/J. Carvalho, também em Skoda e Bernardo Sousa/José Janela, tripulando um Citroen C3 Rally2 ocuparam a terceira posição final.
A segunda etapa do Rali de Portugal terá uma dupla passagem pelas especiais de Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, com a Super Especial de Lousada a fechar um dia com quase cerca de cento e cinquenta quilómetros cronometrados.
Carlos Costa CO 150 A