Vitórias e derrotas morais

O que aconteceu no jogo Benfica vs Braga merece uma reflexão mais profunda do que aquela que se tem feito em alguns comentários.

O resultado foi demasiado pesado e em nada demonstra aquilo que foi o jogo, principalmente na primeira parte. Não reflete, muito menos, a diferença entre as duas equipas.

O Benfica entrou forte e marcou logo no início. Contudo, o Braga soube reagir bem ao golo sofrido e empatou pouco tempo depois.

O que se passou depois foi reflexo apenas e só do desgaste físico e emocional da equipa do Braga.

Importa relembrar que o Benfica começou a preparar o jogo desde terça e o Braga desde quinta.

O Braga teve praticamente um dia para preparar o jogo. Faz toda a diferença!

Quanto às críticas que tenho ouvido sobre determinadas opções do 11 do Braga, as pessoas têm de ter noção que há um plantel a gerir. Que os jogadores não são iguais, mesmo que joguem na mesma posição. Têm características diferentes e, por isso, oferecem coisas diferentes.

O Braga quis manter a sua forma de jogar, a sua identidade e carácter.

Não alinho nos comentários que foi uma humilhação. Bem pelo contrário. Foi uma grande atitude de coragem. Querer dominar e disputar o jogo mesmo nas circunstâncias em que se desenrolou a preparação, demonstra bem a coragem.

Quero lembrar que o Braga vinha de um ciclo de 10 jogos sem perder, ao contrário do Benfica que vinha de um ciclo de resultados negativos consecutivos.

Da mesma forma que Carvalhal foi considerado bestial quando ganhou na Liga Europa de forma categórica, o mesmo não pode agora ser apelidado de besta pelo resultado do jogo. Faltou força física e emocional para levar pontos.

No final, aquilo que fica são 3 pontos que não ficaram e que merecem uma reflexão e uma resposta forte!

As vitórias são morais mas as derrotas muitas vezes também as têm de ser para se evoluir com as chamadas dores de crescimento!

O Braga tem evoluído ao longo dos últimos jogos. Tem sido uma das melhores equipas a praticar futebol jogado. Acredito e, espero que aos comandos do mister Carvalhal, continue a ser uma equipa a praticar bom futebol!

Temos de mudar esta mentalidade de resultado negativo ser motivo para despedir treinadores. Há que dar espaço e tempo para trabalhar!

O Braga tem muito para conquistar. Na Liga Europa está bem lançado para os oitavos-de-final e a nível interno ainda tem muitas competições para conquistar.

É preciso paciência e deixar o grupo trabalhar!

Tópicos: