O Vilaverdense pode vir a ser convidado a participar no Campeonato de Portugal na temporada de 20-21.
Isto, claro, se a FP Futebol não aceitar a inscrição da AD Oliveirense, clube que milita nessa competição nacional, mas que poderá vir a ser impedida de se inscrever devido às questões financeiras e jurídicas que envolvem, neste momento, a SAD da formação de Vila Nova de Famalicão.
Recorde-se que, no final do mês de Fevereiro, foi decretada a insolvência, em Assembleia de credores, da SAD da AD Oliveirense, liderada por Sebastian Diericx desde o início da temporada.
Esta situação aconteceu depois da saída do treinador espanhol Manuel Crespo – contratado pela SAD no início da época – do comando técnico da equipa, tendo o mesmo apresentado o pedido de insolvência, que foi aceite a 30 de Janeiro de 2020.
Apesar de ter sido determinada a insolvência da SAD Oliveirense, a mesma apresentou um recurso a esta decisão, que está ainda a ser avaliado a nível jurídico.
De qualquer forma, a Federação Portuguesa de Futebol, que está a preparar já os campeonatos para a temporada 2020/2021, já pediu elementos às entidades responsáveis, como a Associação de Futebol de Braga, a própria SAD da AD Oliveirense, o administrador de insolvência, entre outras, para tomar decisões relativamente à possibilidade de a formação de Famalicão se poder inscrever, ou não, novamente no Campeonato de Portugal na próxima temporada.
No entanto, o clube de Oliveira Santa Maria tem situações pendentes que podem complicar a tarefa à equipa directiva liderada por Sebastian Diericx, que procura manter a equipa principal da Oliveirense nas competições nacionais, existindo mesmo noticias de que o clube vai rescindir unilateralmente o protocolo que mantinha com a SAD, em virtude do alegado incumprimento do mesmo, preferindo ‘recomeçar’ nos campeonatos distritais.
Tudo vai agora depender de uma decisão da Federação Portuguesa de Futebol, que deve estar para breve.
No entanto, caso venha a confirmar-se a não possibilidade de inscrição da AD Oliveirense no Campeonato de Portugal, e apenas para a época 2020/2021, a Associação de Futebol de Braga terá o direito de propor, e convidar, um novo clube seu associado para ocupar a vaga que ficará em aberto.
Esta situação acontece porque, devido à pandemia de Covid-19, a Federação Portuguesa de Futebol aprovou medidas excepcionais para a nova temporada.
Assim, se anteriormente, perante a desistência ou impedimento de algum clube do Campeonato de Portugal, a nomeação de um novo clube para ocupar essa vaga seria feita perante o ranking das associações distritais, para a nova época, a associação que tem direito a ‘convidar’ um clube é a mesma do clube que cedeu a vaga.
Em concreto neste caso, se vier a verificar-se a não possibilidade de inscrição da AD Oliveirense, a AF Braga poderá propor um novo clube, até ao quarto classificado da Pró-Nacional da época anterior.
No caso, uma vez que Pevidém e Brito já asseguraram a subida ao Campeonato de Portugal, a AF Braga fará o convite ao Vilaverdense (quer terminou na terceira posição).
Ao que apurámos, caso esse convite seja feito, o Vilaverdense deverá aceitar regressar aos campeonatos de Portugal.