O jogo do Braga diante do Mónaco reforçou o estatuto dos arsenalistas como equipa mais rematadora da Europa!
Se é verdade que no campeonato interno a campanha tem sido irregular, na Europa o Braga agiganta-se!
A equipa liderada pelo mister Carvalhal, tem um registo de em 4/5 jogos ter a folha limpa, ser a equipa com mais remates, assistências, duelos, passes, cruzamentos e recuperações na Liga Europa!
É importante realçar que frente ao Mónaco, o Braga terminou o jogo com 8 jogadores com idade inferior a 21 anos!
O Braga nos 9 jogos, soma 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, onde em 89% dos jogos marcou e sofreu apenas em 67%, tendo um registo de 16 golos marcados e 11 sofridos!
A evolução e consistência do Braga na Europa, pode atribuir-se a um maior crescimento e enquadramento dos jovens da formação e, não menos relevante, ao regresso de David Carmo, que trouxe uma maior solidez defensiva e maior segurança à equipa!
A equipa comandada por Carvalhal já mostrou que é capaz de se agigantar e superar resultados menos positivos na primeira volta. O jogo frente ao Sheriff é prova evidente disso!
Quem segue e tenta perceber a ideia de jogo do mister Carvalhal, percebe que é uma equipa que privilegia a pressão alta, rápida recuperação de bola, uma boa circulação de bola, onde se junta a variação de jogo com critério!
Nesta altura, o Braga atravessa uma fase de transição, onde a aposta na formação é a prioridade!
Ao facto de ter de existir uma gestão equilibrada do plantel, em virtude do elevado ritmo de jogos, junta-se o processo de enquadramento dos jovens, o que leva a que nem sempre haja a tão necessária eficácia! Este é um processo que exige tempo e paciência!
Por último, gostava de referir que nem sempre se tem dado relevância a equipas como o Braga, mas um facto do qual ninguém pode negar, é que o Braga tem sido a equipa portuguesa que mais se tem mostrado na Europa!
Enquanto outros clubes vão tendo relevância e foco nas notícias, o Braga com o futebol que pratica, agiganta-se na Europa!