A 13.ª Ultra Trail Geira / Via Nova Romana, uma corrida de trail em ambiente de montanha organizada numa parceria entre o Clube Orientação do Minho e a Confraria Trota Montes tendo como principais apoios o Município de Amares e o Município de Terras de Bouro, vai para a estrada no domingo (24 Abril), após dois anos de ausência devido à pandemia.
No domingo decorrem, em simultâneo, dois eventos: a Ultra Trail da Geira/Via Nova Romana e a Corrida da Geira, estando prevista a participação de cerca de 450 participantes, nacionais e estrangeiros.
Partida às 8h00
A Ultra Trail Geira/Via Nova Romana tem início, às 8h00, no Campo do Gerês e será percorrida quase integralmente em parte da via romana que ligava Bracara Augusta e a Asturica Augusta, com uma distância de cerca de 50 km. A partida será no Museu da Geira, percorrendo parte do concelho de Terras de Bouro e a meta será instalada em Caldelas, no concelho de Amares.
«Simultaneamente decorrerá uma outra prova, Corrida da Geira com início às 10h15, na distância de 20km, com a partida em S. Sebastião da Geira e chegada no mesmo local, em Caldelas, da Ultra Trail. A Via Nova Romana constitui um património histórico, cultural e turístico único.
Trata-se de um trajeto de vários quilómetros que é possível percorrer, praticamente, sem obstáculos, usufruindo da magnífica paisagem envolvente que atravessa parte dos concelhos de Terras de Bouro e Amares. As ruínas, as pedreiras ou os muitos marcos miliários da região – quantidade incomparável a outras áreas do Império Romano – são apenas alguns dos atrativos da Via Nova Romana», diz a nota dos organizadores enviada às redações.