«Tiramos muitas coisas positivas como aprendizagem para o futuro»

Que balanço faz da temporada do Ribeira Neiva?
Com este desfecho de final de temporada é um pouco prematuro estar a fazer um balanço da época. Se olharmos para a tabela classificativa não posso dizer que estaria a ser uma época boa, principalmente a nível de resultados. Esta é uma Divisão que o clube nunca disputou, tiramos muitas coisas positivas como aprendizagem para o futuro. Mesmo alguns jogadores mais novos que nunca jogaram na Honra, até mesmo para os simpatizantes, sócios, massa adepta, que agora sabem que as exigências são outras. Não se pode estar sempre a ganhar! Por isso, o balanço positivo porque está-se sempre a aprender!

A nível individual a época correspondeu às suas expectativas?
Quando colectivamente as coisas não correm bem, o individual fica mais complicado! Mas sentia-me bem fisicamente, as coisas a nível individual estavam a correr bem. Mas lá está, não faço milagres, somos uma equipa e o que importa é o global.

Já estavam à espera destas dificuldades?
Sim, sem dúvida. Antes de o campeonato começar já estávamos “rotulados” como a equipa que ia descer! Normal, pois éramos os estreantes na competição. Também temos que ver que a Honra desta época era das mais fortes dos nos últimos anos. Tinha muitos bons clubes com anos de Pró- Nacional e de Divisão de Honra. Sabíamos que ia ser difícil, mas nunca impossível!

 

  • Zequinha trouxe mais experiência 

O que trouxe de novo a troca de treinadores?
A troca de treinadores trouxe mais experiência. Num clube/ equipa com falta de experiência é essencial ter um treinador com muitos anos de futebol e isso não falta ao mister Zequinha.

Este campeonato é competitivo?
Sem dúvida, é só olhar para a tabela classificativa, nada estaria decidido, seria uma luta até ao final. Muitas destas equipas jogavam olhos nos olhos com a maioria dos clubes da Pró-Nacional.  Muito boas equipas, jogadores e muitos bons treinadores!

E qual a melhor equipa?
Estaria a ser injusto se não dissesse que foi o Pousa. A melhor equipa é a que fica em primeiro e eles estão em primeiro. O mérito é todo deles. Agora, se me perguntar quem é a equipa que joga melhor? Aí respondia que era o FC Amares e Martim. Tem jogadores muito bons e praticam um bom futebol.

Consegue eleger o melhor jogador do campeonato?
É uma Honra recheada de bons jogadores, podendo muitos deles jogar em divisões superiores. Seria injusto estar individualizar, pois existem muitos jogadores com qualidade.

 

  • Quem estava para descer foi beneficiado

Que opinião tem sobre o encerramento dos campeonatos?
É uma pergunta complicada. Mas vamos ser realista, quem estava para descer de divisão foi beneficiado, mesmo não sabendo o que o futuro previa, e quem estava nos lugares de subida foi prejudicado! Mas num caso extremo como este o que mais importa é a saúde de todos.

O Ribeira acaba por ser beneficiado…
Ninguém prevê o futuro, até poderíamos sair da zona de descida, ou até poderia piorar ainda mais. Ninguém sabe! Mas claro que sim, fomos beneficiados!

 

  • Agora sim sinto a verdadeira saudade!

Já sente muitas saudades do futebol?
Agora sim sinto a verdadeira saudade! Foi-nos  “tirado” tudo de repente! Tenho saudade do treino, do cheiro do balneário, do convívio, da competição. Sentimo-nos impotentes! Nada podemos fazer.  Melhores dias virão.

Como tem vivido este tempo de quarentena?
Não é fácil. Começo a ficar sem ideias para passar o tempo. Tento fazer todos os dias desporto em casa. Vou correr, sempre com muitos cuidados, caminhar, vejo algumas séries e filmes. Estou com a família, aproveito para ver uns vídeos da minha área de trabalho, na parte da barbearia, redes sociais de tudo um pouco.
Ah! Claro, também passo a quarentena a ver o teu trabalho espectacular. Boas fotos e grandes momentos.

Tópicos: