«Tínhamos boas hipóteses de conquistar o título»

Gil é um dos jogadores mais influentes do plantel do GFC Pousa. O capitão da equipa que liderava o campeonato da Divisão de Honra, série A (com um jogo a mais) diz que a sua equipa tinha toda a legitimidade em pensar no título e na consequente subida à Pró-Nacional. O avançado considerou ainda precipitada a decisão de encerrar os campeonatos na AF Braga.

 

Como é que está a lidar com esta pandemia? 
Em primeiro lugar, quero felicitar o Desportivo pelo trabalho que tem desenvolvido. Em relação à pandemia pensei, como muita gente, que não iria ter estas proporções. O que não é verdade e tem limitado a vida a toda a gente. Tento ter o máximo cuidado para me proteger e proteger a minha família.

O plantel do Pousa encontra-se bem?
Sim. O plantel tem feito o possível para manter a forma. Temos um grupo nas redes sociais e vamos comunicando e trocando ideias por essa via.

Tem sido difícil este tempo sem futebol?
Muito. Não estou habituado a estar sem futebol nesta altura do ano. Para os jogadores custa sempre mais.

As saudades já apertam?
Claro. Já faz falta o contacto com os colegas de equipa, com toda a envolvente do treino e dos jogos. Isso é o mais difícil e o que deixa mais saudades.

  • «Podíamos acreditar no título»

Que balanço faz da prestação do Pousa no campeonato?
Fizemos um campeonato muito bom. Temos uma equipa jovem e ambiciosa, e fomos superando as dificuldades ao longo do campeonato. Estávamos numa boa posição (1.º com mais um jogo) e merecida pelo que fizemos.  Arrisco mesmo dizer que tínhamos boas hipóteses de conquistar o título. Reconheço o valor dos adversários, mas há equipas com vários pontos de atraso em relação ao Pousa, que também acreditavam no título. Portanto, acho que estando em primeiro lugar, embora com um jogo a mais, podemos pensar e acreditar nisso.

E individualmente?
Antes da paragem estava em boa forma, como toda a equipa, era o melhor marcador da equipa, é com certeza uma época positiva. No entanto, acredito que tinha capacidade para numa ou outra situação ter um rendimento superior.

Concorda com a medida tomada pela FP Futebol e seguida da AF Braga? Ou na sua opinião dos campeonatos deveriam ser concluídos?
Não concordo absolutamente nada. Se vai haver condições para começar um novo campeonato também há para acabar este. Acho que foi uma decisão tomada muito cedo. Sou a favor que temos de jogar o que ainda falta. Se tiver de haver alterações ou reformulações que seja na próxima época.

  • «Esses três pontos foram ganhos justamente e dentro de campo»

O Pousa, embora com um jogo a mais, estava na frente do campeonato. É de opinião que merecia subir à Pró-Nacional?
Sim. Na jornada em que o campeonato parou o FC Amares e o Vila Chã jogavam entre si e nós ficávamos em 2.º lugar depois dessa jornada, independentemente do resultado desse jogo. Por isto seria justo o Pousa subir. Há quem defenda que temos um jogo a mais e saímos beneficiados, mas esses três pontos foram ganhos justamente e dentro de campo.

 

  • Juntos voltaremos ainda mais fortes!

Na sua opinião qual a melhor equipa do campeonato?
O Pousa. Colectivamente somos muito fortes.

E o jogador?
Temos grandes jogadores «nesta divisão. É difícil escolher só um.

O futebol vai mudar depois desta Pandemia?
Acho que pode mudar alguma coisa, não é só o futebol, mas espero que com tempo volte tudo à normalidade.
Para terminar gostaria de agradecer e dar força a todos os colegas de equipa, treinadores e Direcção do Pousa, que durante esta época foram fantásticos. Juntos voltaremos ainda mais fortes!