A Associação de Futebol de Braga esclareceu, ontem, em comunicado, que não é obrigatório a realização de testes para os seniores, quer em situação de treino quer nos jogos.
A decisão foi tomada com bases na nota informativa n. S01147-20/21- NI-00012-COMP, e que se refere às normas atualizadas pela Direção-Geral da Saúde, através da Orientação n.º 036 de 31 de março de 2021, no que diz respeito à retoma da atividade desportiva.
Assim, esclarece que «no escalão sénior não é obrigatória a realização de testes, seja em contexto de treino, seja em contexto de competição, segundo a Orientação n.º 036, acima mencionada, no seu ponto n.º 21
A AF Braga informa, ainda, que «para a retoma da atividade desportiva (treinos) dos jogadores dos escalões de formação, a Direção Geral da Saúde, obriga à apresentação de um resultado negativo num teste laboratorial ao vírus SARS-Cov-2, segundo a Orientação n.º 036, no seu ponto n.º 23.
Os testes devem ser “rápidos” de pesquisa de antigénio (Trag)».
No que diz respeito à formação, «em contexto de competição, aplica-se o disposto no ponto n.º 1 deste comunicado oficial, segundo a Orientação n.º 036, no seu ponto n.º 21. Os autotestes não são considerados para este efeito, segundo a Orientação n.º 036, no seu ponto n.º 25».
Recorde-se que, depois de uma longa paragem, os campeonatos seniores de futebol da AF Braga — Pró-Nacional, Divisão de Honra e I Divisão — regressam no fim de semana de 8/9 de Maio.
Na formação, desconhece-se ainda se haverá provas extraordinárias.