Semear para colher

A aposta na formação é cada vez mais uma realidade no nosso futebol. Se por um lado, o facto de muitos jovens já nascerem numa geração onde se incute o gosto pelo futebol, por outro lado, os clubes começam a perceber que, por cá, temos jovens com qualidade elevada.

A mudança geracional, por si só, não justifica toda a evolução. Nos dias de hoje, os clubes têm melhores condições e estruturas que permitem um maior acompanhamento e desenvolvimento dos atletas.

Apostar na formação é uma mais valia para os clubes. Não só permite uma maior valorização dos atletas como também, permitirá um maior equilíbrio e coesão no plantel.

Numa altura em que a formação esteve muito tempo parada, o que levou ao abandono de muitos atletas, é preciso que quem tutela a pasta do desporto, perceba que o futebol de formação não pode ficar para trás. É preciso dar resposta aos problemas dos clubes mas mais importante do que isso, dar recursos para permitir o regresso dos jovens que abandonaram a prática desportiva.

Temos de perceber que o futebol é para muitos a forma de se abster e resolver alguns problemas quer a nível psicológico quer a nível social. A formação é um meio de desenvolvimento humano, físico e social. É necessário acompanhar e compreender as dificuldades e os desafios atuais, para que se possa fazer um caminho mais próspero!

Tópicos: