A edição deste ano faz história por duas razões: Ogier tornou-se no mais bem-sucedido piloto da prova com seis vitórias conseguidas e também porque foram quebrados dois recordes que perduravam há mais de três décadas!Mesmo após oito títulos, 60 vitórias e 101 pódios, Sébastien Ogier ainda consegue surpreender no WRC. Este domingo, com Vincent Landais como navegador, o francês fez muito mais do que juntar mais uma vitória ao seu impressionante registo… Aos 40 anos, entrou para a eternidade e tornou-se no piloto mais bem-sucedido da história do Vodafone Rally de Portugal, superando o recorde de Markku Alén, que durava desde 1987. Um total de seis vitórias (nas edições de 2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e 2024) e com quatro marcas diferentes: Citroën, Volkswagen, Ford e, agora, Toyota.
Já a Toyota, somou o nono triunfo – os último cinco consecutivos – destronando a Lancia como a marca com mais sucessos da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
Mesmo após oito títulos, 60 vitórias e 101 pódios, Sébastien Ogier ainda consegue surpreender no WRC. Este domingo, com Vincent Landais como navegador, o francês fez muito mais do que juntar mais uma vitória ao seu impressionante registo… Aos 40 anos, entrou para a eternidade e tornou-se no piloto mais bem-sucedido da história do Vodafone Rally de Portugal, superando o recorde de Markku Alén, que durava desde 1987. Um total de seis vitórias (nas edições de 2010, 2011, 2013, 2014, 2017 e 2024) e com quatro marcas diferentes: Citroën, Volkswagen, Ford e, agora, Toyota.
Já a Toyota, somou o nono triunfo – os último cinco consecutivos – destronando a Lancia como a marca com mais sucessos da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
Numa das edições mais emocionantes de sempre, como confirmam os 7,9 segundos de diferença entre os dois primeiros (depois de 337,04 quilómetros cronometrados), mas igualmente os cinco pilotos que passaram pela liderança e os seis diferentes vencedores de classificativas, Sébastien Ogier foi mesmo a figura maior desta que foi a quinta prova do ano pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).
O piloto da Toyota sofreu a forte oposição de Ott Tänak – 18,1 segundos foi a diferença mais expressiva entre os dois – mas durante o dia de sábado e de domingo foi gerindo, de forma perfeita, esses escassos segundos de vantagem.
Já Ott Tänak, com a melhor exibição da época, tudo fez para reeditar a vitória de 2019 no Vodafone Rally de Portugal. O piloto da Hyundai foi o mais rápido em cinco classificativas, mas quedou-se a escassos 7,9 segundos do líder.
Com o terceiro lugar, o líder do WRC e vencedor da edição 2018 da prova portuguesa, Thierry Neuville, somou preciosos pontos para o campeonato e até aumentou a vantagem para os mais diretos adversários, na sequência da vitória na Power Stage.
Adrien Formaux foi o quarto classificado, com o piloto da Ford a confirmar-se como uma das boas surpresas da época. “Estou muito feliz. O ritmo foi bom e o carro esteve perfeito. Obrigado à equipa”. Menos sorte para o colega de equipa, Grégoire Munster, que abandonou esta manhã após despiste.
Apesar de ter sido o mais rápido em duas classificativas da etapa inaugural, Dani Sordo (Hyundai) não conseguiu melhor do que a quinta posição.
Emoção até final nos Rally2
Mas se a luta pela vitória à geral foi animada, que dizer entre os Rally2, com os quatro primeiros classificados a terminarem o rali separados por uns incríveis 7,7 segundos? Uma luta épica, com Nikolay Gryazin (Citroën) a conquistar a segunda vitória consecutiva da temporada, com 4,5 segundos de vantagem para Jan Solans (Toyota) e 7,7s para Josh McErlean (Skoda),
Armindo Araújo primeiro entre os portugueses
Entre os pilotos nacionais, Armindo Araújo (Skoda) foi – pela 13ª vez, as últimas seis consecutivas! – o melhor entre os portugueses, sendo o 17º da geral e o 11º classificado entre os Rally2.
Os campeões nacionais em título, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai), com uma etapa inaugural marcada por problemas, foram segundos entre os portugueses, seguidos de Hélder Pereira/Hugo Miranda (Peugeot), os primeiros entre os duas rodas motrizes.
Outros vencedores
Entre os Rally3, vitória do paraguaio Diego Dominguez (Ford), enquanto nos Rally4 (duas rodas motrizes), foi o italiano Matteo Fontana (Peugeot) quem levou a melhor.
Vodafone Rally de Portugal 2024 – Classificação final:
1.º Sébastien Ogier (FRA) / Vincent Landais (FRA) Toyota GR Yaris Rally1, 3h41m32,3s
2.º Ott Tänak (EST) / Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1, a 7,9s
3.º Thierry Neuville (BEL) / Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1, a 1m09,8s
4.º Adrien Fourmaux (FRA) / Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1, a 1m47,8s
5.º Dani Sordo (ESP) / Candido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1, a 2m48,9s
6.º Elfyn Evans (GBR) / Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1, a 6m36,0s
7.º Nikolay Gryazin (BUL) / Kostantin Aleksandrov (RUS) Citroën C3 Rally2, a 11m48,4s
8.º Jan Solans (ESP) / Rodrigo Sanjuan (ESP) Toyota GR Yaris Rally2, a 11m52,9s (1.º WRC2)
(…)
17.º Armindo Araújo (POR) / Luís Ramalho (POR) Skoda Fabia Rally2, a 23m13,1s (1.º português)
WRC – Pilotos
1.º T. Neuville (Hyundai), 110 pontos
2.º E. Evans (Toyota), 86
3.º O. Tänak (Hyundai), 79
4.º A. Fourmaux (M-Sport Ford), 71
5.º S. Ogier (Toyota), 70
WRC – Equipas
1.º Hyundai Shell Mobis, 219 pontos
2.º Toyota Gazoo Racing, 215
3.º M-Sport Ford, 116
Carlos Costa
CO 150 A