João Salgueiro é um dos treinadores mais experientes da distrital. Aos 58 anos já passou por vários clubes da AF Braga com objectivos díspares e quase sempre levou o barco a bom porto.
Na época passada manteve no Santa Maria na maior divisão da Associação bracarense e esta época, é a primeira equipa acima da linha de água com 28 pontos conquistados nas 26 jornadas disputadas até à paragem do campeonato da Pró-Nacional.
Salgueiro disse ao Desportivo que já esperava estas dificuldades e é de opinião que os campeonatos deveriam ser anulado não sendo possível retomar a competição.
Desportivo: Que balanço faz até ao momento da prestação da equipa no campeonato da Pró-Nacional?
João Salgueiro: O balanço é positivo. Estamos dentro dos objectivos traçados desde o
inicio de época, que é a manutenção.
Estava à espera destas dificuldades?
Sim já esperava. Desde a primeira hora sabíamos que as dificuldades iam ser muitas, pois sentimos dificuldades no orçamento para esta época. Quero realçar a boa vontade dos jogadores da época passada que ficaram no clube reduzindo alguns valores viabilizando assim o inicio da temporada
Está competitivo o campeonato?
Como sempre é um campeonato muito competitivo, mas esta época ao contrário das anteriores temos cinco equipas que se distanciaram das outras e têm feito um campeonato melhor.
«O que faz a diferença é a
qualidade individual»
Mas está nivelado por baixo ou por cima?
O nível depende sempre da interpretação de cada um. Tenho lido que está nivelado por baixo. Penso que não. Tenho assistido a bons jogos. As equipas mais fortes sentem dificuldade para ganharem os seus jogos. Se podíamos jogar melhor? Acho que sim, mas tenho sentido boa ideia de jogo em todas as equipas, o que por vezes faz a diferença é a qualidade individual dos jogadores.
«O mais importante é estarem todos bem
mais as suas famílias»
Não está a ser fácil lidar com toda esta situação da pandemia?
Claro que não. De e repente não podes sair de casa, não podes treinar, jogar, fazer o teu dia-a-dia normal. Tens medo de tudo. Não podes dar um abraço ,fazer um carinho. Mudou tudo. mas vamos ter esperança que quando voltarmos à vida normal estamos mais fortes.
E como estão os jogadores a reagir?
Desde o dia 9 Março que não vamos ao clube. Tenho tido pouco contacto com eles, mas vou tentado saber se eles e as suas famílias estão bem, que é o mais importante neste momento.
O plantel está parado ou a fazer algum programa especifico?
Não sei, é difícil a distancia sabermos se estão a treinar ou não. Nós enviamos para o nosso grupo« um plano curto de treino ,mas fica ao critério de cada um fazer algum exercício para o seu bem estar. Mas não estou nada preocupado se treinam ou não, o mais importante é estarem todos bem mais as suas famílias.
«Se não terminar o campeonato
devia ser nulo»
Acha que há condições para retomar a competição?
Na minha opinião penso que não, mas vamos ver a evolução da pandemia. Era bom que se volta-se a jogar.
Se não for possível recomeçar os campeonatos, que solução preconiza?
Na minha opinião, se não terminar o campeonato devia ser um ano nulo. Faltam 8 jornadas onde muita coisa pode mudar, por isso seria injusto para qualquer equipa ficar como está ou, como já li contar só até à primeira volta.
Como tem sido o seu dia-a-dia sem futebol?
O meu dia-a-dia tem sido ver mais filmes, ler alguns livros que tinha guardado, Não saio de casa, trabalho até mais tarde um pouco (porque não posso ir dar treino).