SC Braga alvo de buscas

Ministério Público (MP) e a Autoridade Tributária estão, na manhã desta quarta-feira, a fazer buscas no estádio do Sporting de Braga, no âmbito do processo ‘Fora de Jogo’, avança a SIC Notícias.

Em causa está mais uma operação que visa os negócios do futebol, relacionada com alegadas fraudes num valor de cerca de 200 milhões de euros.

Numa nota divulgada no site, o DCIAP esclarece que «em causa estão suspeitas de negócios simulados, celebrados entre clubes de futebol e terceiros, que tiveram em vista a ocultação de rendimentos do trabalho dependente, sujeitos a declaração e a retenção na fonte, em sede de IRS, envolvendo jogadores de futebol profissional. Os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros».

No ano passado, as autoridades visitaram as instalações do Sporting de Braga, no âmbito do mesmo processo Fora de Jogo.​​​ O DCIAP esclarece que estas diligencias «foram ordenadas na sequência da análise do material apreendido no decurso das buscas realizadas em março de 2020».

Os factos em investigação são suscetíveis de integrarem crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais, lê-se no comunicado.

O escritório do empresário de futebol, Bruno Macedo, com ligação ao Benfica e FC Porto, e as instalações do Vitória de Guimarães também estão a ser alvo de buscas, de acordo com o Correio da Manhã.

No total, estão em curso cerca de duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias, esclareceu entretanto o Departamento Central de Investigação e Ação Penal em comunicado.

 

 

 

Tópicos: