Ricardo Teodósio e José Teixeira são campeões nacionais

A história do Rali de Mortágua, deste ano conta-se do seguinte modo: à partida para o último rali do ano, Armindo Araújo em Skoda Fábia Evo 2 e Ricardo Teodósio em carro idêntico iam  disputar do título máximo dos ralis portugueses, sendo que para Armindo Araújo a tarefa estava facilitada pelo somatório maior de pontos ao longo da época, mas, logo nos primeiros quilómetros Araújo teve uma saída de estrada, ditada por um furo que o levou à desistência.

Contas feitas e Ricardo Teodósio teria de terminar na segunda posição e ganhar a PowerStage para levar o título para casa, situação que se adivinhava difícil dado que o Skoda do piloto algarvio, mecanicamente não estava a colaborar, o que o levou a terminar a manhã na quarta posição a 51,4 segundos para o líder Bruno Magalhães/ Carlos Magalhães, em Hyundai i20 N Rally2, seguidos das duplas minhotas Miguel Correia/ Mário Castro em Skoda Fábia Rally2 evo e Pedro Meireles/ Pedro Alves em Volkswagen Polo GTI R5, apresentando-se um cenário pouco atraente para o piloto algarvio.

Para a secção da tarde e ultrapassados os problemas mecânicos, Teodósio partiu de “faca nos dentes” e venceu três das quatro especiais, entre elas a powerstage, acabando por alcançar o segundo lugar e reunir pontuação suficiente para se sagrar Campeão Nacional com 1 (um) ponto de vantagem sobre Armindo Araújo.

Também em disputa estava o título das duas rodas motrizes, Carlos Fernandes/ Válter Cardoso e Ernesto Cunha/ Rui Raimundo, ambos em Peugeot 208 Rally4, partiam para esta luta terminar com uma vantagem de cronometro, mas desde o primeiro quilómetro que Fernandes se superiorizou e acabou por cavar uma diferença significativa para Cunha que veio a desistir na penúltima especial.

Entre os concorrentes da prova paralela a contar para o Campeonato Regional Centro de ralis a vitória sorriu a  Isaac Portela –  Duarte Susano Citroen C2 R2. O Campeão Centro de Ralis é André Cabeças que não alinhou à partida em Mortágua.

 

Classificação final do CPR

Bruno Magalhães – Carlos Magalhães           Hyundai i20 N Rally2   1: 05: 48,2

Ricardo Teodósio-José Teixeira                    Skoda Fábia Rally2 evo      a 16,1s

Miguel Correia –  Mário Castro                     Skoda Fábia Rally2 evo      a 34,8s

Pedro Meireles –  Pedro Alves                       Volkswagen Polo GTI R5    a 42,1s

Daniel Nunes  –  Nuno Mota Ribeiro             Ford Fiesta Rally3              a 3.53,7 min

Texto Carlos Costa