A história do Rali de Mortágua, deste ano conta-se do seguinte modo: à partida para o último rali do ano, Armindo Araújo em Skoda Fábia Evo 2 e Ricardo Teodósio em carro idêntico iam disputar do título máximo dos ralis portugueses, sendo que para Armindo Araújo a tarefa estava facilitada pelo somatório maior de pontos ao longo da época, mas, logo nos primeiros quilómetros Araújo teve uma saída de estrada, ditada por um furo que o levou à desistência.
Contas feitas e Ricardo Teodósio teria de terminar na segunda posição e ganhar a PowerStage para levar o título para casa, situação que se adivinhava difícil dado que o Skoda do piloto algarvio, mecanicamente não estava a colaborar, o que o levou a terminar a manhã na quarta posição a 51,4 segundos para o líder Bruno Magalhães/ Carlos Magalhães, em Hyundai i20 N Rally2, seguidos das duplas minhotas Miguel Correia/ Mário Castro em Skoda Fábia Rally2 evo e Pedro Meireles/ Pedro Alves em Volkswagen Polo GTI R5, apresentando-se um cenário pouco atraente para o piloto algarvio.
Para a secção da tarde e ultrapassados os problemas mecânicos, Teodósio partiu de “faca nos dentes” e venceu três das quatro especiais, entre elas a powerstage, acabando por alcançar o segundo lugar e reunir pontuação suficiente para se sagrar Campeão Nacional com 1 (um) ponto de vantagem sobre Armindo Araújo.
Também em disputa estava o título das duas rodas motrizes, Carlos Fernandes/ Válter Cardoso e Ernesto Cunha/ Rui Raimundo, ambos em Peugeot 208 Rally4, partiam para esta luta terminar com uma vantagem de cronometro, mas desde o primeiro quilómetro que Fernandes se superiorizou e acabou por cavar uma diferença significativa para Cunha que veio a desistir na penúltima especial.
Entre os concorrentes da prova paralela a contar para o Campeonato Regional Centro de ralis a vitória sorriu a Isaac Portela – Duarte Susano Citroen C2 R2. O Campeão Centro de Ralis é André Cabeças que não alinhou à partida em Mortágua.
Classificação final do CPR
Bruno Magalhães – Carlos Magalhães Hyundai i20 N Rally2 1: 05: 48,2
Ricardo Teodósio-José Teixeira Skoda Fábia Rally2 evo a 16,1s
Miguel Correia – Mário Castro Skoda Fábia Rally2 evo a 34,8s
Pedro Meireles – Pedro Alves Volkswagen Polo GTI R5 a 42,1s
Daniel Nunes – Nuno Mota Ribeiro Ford Fiesta Rally3 a 3.53,7 min
Texto Carlos Costa