O Ribeira do Neiva conquistou ontem a terceira vitória consecutiva (duas para o campeonato e uma para a Taça) ao impor a primeira derrota caseira à equipa do Celeirós, que ainda não tinha perdido qualquer ponto em casa. Com este triunfo a formação de Rui Silva já tirou a cabeça fora da linha de água.
O jogo começou praticamente com o golo de Rafa Magalhães, que concluiu com serenidade um bom passe de Andrezinho, marcava o relógio apenas três minutos.
O Celeirós reagiu e Belela (17’) podia ter empatado. O avançado rematou por cima da baliza. No minuto seguinte, os visitantes chegaram ao segundo golo. Alex bateu um livre para a área do Celeirós, a poucos metros do seu meio campo ofensivo, e Tiago André, de cabeça meteu, a bola dentro da baliza, perante a passividade da defesa contrária.
O jogo corria de feição aos homens do Ribeira, mas Rodrigo, aos 38 minutos, reduziu e relançou o jogo para a segunda parte.
Antes disso, Andrezinho teve nos pés a hipótese de fazer o terceiro, mas o remate do extremo saiu desastrado.
Duas expulsões e mais dois golos
No reinício do jogo, o Ribeira voltou a surpreender os locais ao marcar também aos três minutos. Andrezinho (bom jogo) apercebeu-se que Dani ia fazer asneira e interceptou o passe do defesa, driblou o guarda-redes e aumentou novamente a diferença para dois golos.
Os visitantes pareciam ter o jogo controlado mas, aos 52 minutos, o árbitro considerou que o guarda-redes Nabiça tocou a bola com a mão fora da área. O jogador aliviou a redondinha com a coxa ficando a dúvida se este lhe vai ou não à mão do guardião.
A equipa de Manaus aproveitou a superioridade numérica para encostar o adversário às cordas e Nuninho (que tinha entrado ao intervalo e saiu lesionado, num lance onde os locais reclamaram penálti) acabou por reduzir.
Só que aos 76 minutos Filipe Vieira, que tinha entrada à cinco minutos, foi expulso. O jogador travou em falta Rafa Magalhães, quando este seguida isolado, mas também tinha ao seu lado outro colega de equipa. Parece muito exagerado o vermelho.
Com a balança equilibrada o Ribeira conseguiu respirar melhor e segurou os três pontos, que lhe permitiram sair da zona de descida na série A do campeonato da Divisão de Honra da AF Braga.