José Ramalho, atleta do Clube Náutico de Prado, vai representar as cores de Portugal no Campeonato da Europa de Maratona de 2021, em Moscovo, nas categorias K1 e K2 sénior, fazendo dupla com Ricardo Carvalho.
O canoísta, em competições nacionais, arrecadou já 96 medalhas, 62 de ouro. A nível internacional, destaca-se com 15 subidas ao pódio, 6 vezes como campeão da europa, e com um título de vice-campeão do mundo. No entanto, no último europeu (2019) não conseguiu a tão desejada medalha de ouro e que agora quer reconquistar em águas russas.
«Perdi o título em 2019 e vou com muita vontade de o reconquistar novamente. Vai ser uma grande competição até porque o ano passado não houve europeu, devido à pandemia, e estamos todos com muita sede de participar em provas internacionais», disse o canoísta ao nosso jornal.
A seleção nacional parte para a Rússia amanhã, Ramalho disse que se sente bem fisicamente. A preparação tem corrido bem, tanto para mim como para o meu colega no K2, Ricardo Carvalho. Sinto-me bem, ainda não competi internacionalmente, mas nas provas nacionais tenho me sentido muito bem. Penso que Ramalho quer o título de campeão europeu na Rússia Recuperar o ouro perdido em 2019 vou estar a 100 por cento», apontou.
Para além da vitória na prova de K1, Ramalho quer ainda conquistar uma medalha em K2 e também no Short Race, que se disputa na quinta-feira. «É uma prova de quatro quilómetros, com duas portagens, onde também espero chegar às medalhas, bem como na prova de k2. Em 2018 estivemos quase a chegar ao pódio, fomos quatros, este ano queremos chegar às medalhas, o que seria a primeira», rematou.
Maria Gomes nos sub-23
Maria Francisca Gomes é outra das atletas do CN Parado que vai estar presente em Moscovo para disputar o Campeonato da Europa de Maratona. A canoísta já representou Portugal por diversas vezes, mas esta competição marca a sua estreia no escalão sénior. Recorde-se que Maria Gomes sagrou-se campeã nacional de maratonas, em sub-23, nos campeonatos nacionais disputados na vila de Prado.