José Ramalho vai procurar o oitavo título de campeão Europeu (K1) de Maratona na prova que se disputa, entre esta quinta-feira e domingo, em Silkeborg, na Dinamarca.
Aos 39 anos, o atleta do CN Prado apresenta um currículo ímpar, com oito medalhas de ouro, além de duas de prata, na categoria K1.
Mas para além de Ramalho existem outros canoístas que também podem chegar ao primeiro lugar do pódio como é o caso de Sérgio Maciel, em C1. O canoísta é um dos trunfos lusos na tradição celebrar êxitos em europeus de maratonas, depois do título júnior em 2016 e do sub-23 em 2021, aos quais junta mais três pódios.
Foi campeão do Mundo sub-23 em 2018 e vice-campeão no ano anterior, repetindo a medalha de prata que tinha conquistado em 2016, na altura enquanto júnior.
Em K1 sub-23, Adriano Conceição defende o título conquistado no ano passado em Moscovo, depois de ter sido bronze nesta categoria em 2019.
Maria Gomes, também do CN Prado, vai participar na prova de K1, em sub-23
«O objectivo desta corrida é principalmente melhorar o meu tempo comparado com o último Campeonato Europeu. Farei o meu melhor para trazer o melhor resultado possível para Portugal», disse a atleta de apenas 20 anos.
Portugal vai estar representado por uma seleção de 13 elementos, entre juniores, sub-23 e seniores, sendo que vários canoístas vão competir em mais do que uma prova e escalão.