A prova de abertura do Campeonato de Portugal do campeonato da Europa de Ralis, terá início na tarde de hoje, prolongando-se até domingo.
Mais de sete dezenas de equipas vão disputar as 17 provas especiais de classificação que se vão suceder pelos concelhos que dão o nome ao rali.
Chuva, pisos com lama e nevoeiro nas zonas mais altas serão, em termos gerais, o cenário que as equipas vão encontrar, em terrenos há muito consagrados, nacional e internacionalmente, como a zona catedral dos ralis.
Depois de da tarde de hoje ser preenchida pelos Treinos livres, Qualifying e Shakedown, a prova terá a sua primeira especial esta noite, a super-especial (1,43 km) no centro da cidade de Fafe.
Sábado, haverá uma dupla passagem por Boticas (15,05 km), Cabeceiras de Basto (10,84), Vieira do Minho (11,86 km) e Luílhas (11,86 km), prevendo-se queda de chuva persistente durante todo o dia.
A situação melhorará, em princípio, no domingo, com menos chuva quando os pilotos fizerem a “ronde” (duas passagens) pelas classificativas de Mondim (8,73 km), Seixoso (9,97 km), Santa Quitéria (9,18 km) e Lameirinha (14,83 km), que encerrará, com a “power stage”, a partir das 15h08, rumando depois os sobreviventes m direção a Fafe para a cerimónia final.
Texto de Carlos Costa
Foto da Câmara Municipal de Fafe