O Campeonato Europeu volta às estradas de Fafe (e não só), naquela que é a sexta jornada dos Campeonatos Europeu e de Portugal de Ralis prometendo emoções fortes, entre sábado e domingo, nas 15 classificativas em piso de terra do rali organizado pelo Demoporto, com o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fábia Rally 2 Evo) e o espanhol Dani Sordo ( Hyundai i20 R5) apontados como principais candidatos à discussão da vitória.
O previsível duelo entre estes dois pilotos “mundialistas” deve ser seguido de perto pelo russo Alexey Lukyanuk (Citroen C3 Rally 2), campeão em título do FIA ERC (European Rally Championship), sendo de salientar o excelente “plantel” inscrito, no qual figuram, entre outros, os cinco atuais primeiros classificados do Europeu, a que se juntam as “estrelas” portuguesas.
Armindo Araújo lidera nacional de ralis
Recorde-se que, em termos nacionais, Armindo Araújo (Skoda Fábia Rally 2 Evo) é o líder do campeonato nacional, com 105 pontos, na frente de Ricardo Teodósio (Skoda Fábia Rally 2 Evo), que soma 101, de Bruno Magalhães, que estreia nesta prova o novo Hyundai i20 Rally 2, com 93, e de José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally 2), com 84 pontos.
Outro dos motivos de interesse centra-se na Peugeot Rally Cup Ibérica, que tem nesta prova a sua quinta e penúltima ronda da temporada, com os pilotos a disputarem apenas as 8 classificativas em disputa durante o dia de amanhã, sábado.
Victor Cartier e Fabien Craen (Toyota Yaris Rally2-Kit) vão ser os primeiros na estrada amanhã, depois dos 25 melhores pilotos terem escolhido a sua ordem de partida para a estrada.
O primeiro a escolher foi Dani Sordo, que preferiu arrancar de 12º já que se espera alguma chuva e essa é uma boa posição ‘intermédia’ que não deve comprometer muito caso a chuva seja pouca.
Depois da realização hoje dos testes de afinação e do Qualifying, a prova, esta sábado, terá oito « especiais de classificação, com dupla passagem por Luílhas, Senhora da Fé/Anjos, Agra/Zebral e Boticas. Para domingo as restantes oito especiais, também com dupla passagem por Seixoso, Sta. Quitéria, Montim e Lameirinha.
A prova, que tem como epicentro a cidade de Fafe, terá um total de 666 quilómetros dos quais, 197 em troços cronometrados.
Texto e fotos de Carlos Costa