Vieira do Minho foi marcado pelas más condições atmosféricas e pisos muito escorregadios, sendo o lituano Martynas Samsonas “passear” a sua superioridade neste rali minhoto.
Prometia muito a edição 2024 do Rali de Vieira do Minho, porém o mau tempo acabou por condicionar a prova: dos 53 inscritos, apenas 39 estiveram à partida e nos ausentes, estavam os mais rápidos e com maiores aptidões par lutarem pelo primeiro lugar final; mas também, a organização sentiu necessidade de encurtar o percurso, devido às más condições dos pisos.
Tendo em conta as ausências instalou-se pouco interesse competitivo, dadas as circunstâncias já referidas e as grandes diferenças de andamento na generalidade, o que deixou o lituano Martynas Samsonas (Skoda Fabia N5) sem necessidade de forçar para arrecadar a vitória, conseguindo uma vantagem de cerca de 2:17 para o segundo classificado N5, o Hyundai i20, de Miguel Carvalho, que acabou por ser o vencedor no Start Norte.
A fechar o pódio ficou Fernando Teotónio a cerca de 3 minutos de Samsonas, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX.
Na quarta posição da geral, Joni Gonçalves, também ele num Evo IX, já a mais de 6 minutos do vencedor. E, fechando o Top5 ficou Filipe Teixeira (Peugeot 208 R2), vencedor no Promo 2RM e no Start Norte 2RM.O sexto da geral, vencedor entre os Clássicos, José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV) tve uma pequena vantagem de 12,4s sobre o veterano Luís Mota, num Lancer Evo VI, que foi oitavo da geral.
Hélder Miranda (SEAT Ibiza),ficou entre os dois clássicos, e foi segundo tanto no Promo 2RM como no Start Norte 2RM.
Depois de tantas promessas de uma prova extremamente competitiva, com valores acrescidos nas lutas intestinas pelos melhores lugares dos campeonatos a norte, a ausência de equipas que poderiam proporcionar essa luta acesa e interessante pelos campeonatos a norte, banalizou, um pouco, toda a expectativa criada, o que relança para próximas provas a efetividade de tal situação.
Carlos Costa
CO 150 A