Os cerca de 22 mil espectadores assistiram na quinta-feira ao fim da tarde à estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos melhores pilotos e mais competitivos carros da modalidade.
A inédita e espetacular Super Especial que abriu as “hostilidades” da 55ª edição da prova ficou na memória dos cerca de 22 mil espetadores que se espalharam pelos 2,82 quilómetros de percurso desenhado junto às margens do rio Mondego.
No plano desportivo, a cidade do Mondego coroou Thierry Enuvie (Hyundai i20 N) como o primeiro líder da 55ª edição da prova organizada pelo ACP, enquanto Armindo Araújo (Skoda Fábia) foi o melhor português.
Ontem, sexta-feira os pilotos tiveram pela frente 121,67 quilómetros disputados ao cronómetro, percorridos em oito classificativas, sete das quais realizadas no Centro do país. Foi uma etapa demolidora onde o primeiro contacto dos novos carros WRC 1 com os pisos de terra provaram a sua, ainda pouco consistente, fiabilidade.
O calor que se fez sentir, acompanhado da dureza dos pisos e o muito pó que os troços da zona centro foram apresentando ao longo do dia nos seis troços de etapa foram deixando pelo caminho ou penalizando com avarias grande parte dos pilotos da elite das provas de estrada mundiais e nem os dois “monstros” Sebastien, o Loeb e o Ogier, escaparam.
Entretanto a jovem promessa líder do mundial, Kalle Rovanpera e o vencedor da edição do ano passado da prova, Elfyn Evans, ambos emToyota GR Yaris, foram controlando o andamento e saindo da super especial de Lousada, última especial do dia separados apenas por 13,6s.
Hoje, segundo dia de estrada do rali as especiais nortenhas, com um grau de dureza ligeiramente menor, foi uma luta continua para os primeiros lugares e onde regressaram à ação, em super rali, as equipas que ontem tinham ficado pelo caminho.
Hoje os 156,8 kms ao cronometro, foram também eles bastante duros e deixaram marcas nas equipas em prova, com o fim do dia a ser marcante com a chuva a marcar última especial do dia, a segunda passagem pela classificativa de Amarante e a super especial do Porto a ditarem alterações na classificação geral. A luta entre os dois pilotos Toyota, Evans e Rovanpera, trocaram entre si a liderança e deixando atrás de si na classificação Takamoto Katsuta , em Toyota e com Dani Sordo e Thierry Neville, ambos em Hyundai a fecharem o top cinco
Para amanhã, último dia do Rali, os 47,87 Kms de especiais serão percorridos por Montim, Stª Quitéria e Felgueiras com uma passagem e a tradicional Fafe será utilizada duas vezes com a segunda a ser a power stage de encerramento do rali.
O pódio em Matosinhos coroará os vencedores desta edição do Rali de Portugal.
Carlos Costa