16/07/1931. Foi a partir desta data que se deu início a uma longa jornada desportiva na freguesia de Maximinos, em Braga. A caminhada do CD Maximinense foi sendo feita entre vários momentos, com altos e baixos, mas hoje, um dos mais antigos clubes da AF Braga assinalou 90 anos de história e certamente terá ainda muita por viver.
Entre muitos presentes, o campo foi o palco onde se cantaram os parabéns a este clube nonagenário.
Segundo o seu Presidente, Nuno Carvalho – no segundo ano à frente dos destinos do clube, depois de 14 anos como director desportivo – que tem já os olhos postos na nova temporada, o objectivo passa pela luta pela subida de divisão e o “puxar da população” novamente para o clube.
«Estou pelo segundo ano à frente do clube e podemos dizer que no primeiro nada foi feito devido à situação de pandemia. Foi um ano zero. Agora sim iremos arrancar com um projecto muito aliciante, acima de tudo ao nível da formação e acredito que este será um ano especial. É o terceiro clube mais velho da cidade, são 90 anos. Este clube já andou lá por cima e é isso que eu gostaria de voltar a ver, de fazer, de voltar a esses tempos. O primeiro objectivo passa por chamar a população novamente para o clube e depois aproximar o Maximinense ao clube que já foi, começou por dizer Nuno Carvalho, acrescentando «no próximo ano, o objectivo dos seniores á lutar pela subida de divisão, tal como dos juniores e juvenis, onde temos excelentes equipas. Quanto à formação, também pretendemos trabalhá-la bem, para que seja uma referência aqui em Braga. Queremos uma boa formação para poder ter jogadores que possam representar a equipas principal. Queremos potenciar estes miúdos e com isso ter bons resultados».
Para além do Presidente do Maximinense estiveram também presentes a Vice-Presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo, Luís Pedroso, Presidente de Junta de Maximinos, Pedro Sousa, vice-presidente substituto da AF Braga e ainda Luís Gomes, antigo Presidente do clube.