Pró-Nacional. Segunda volta abre com jogo grande na luta pela liderança

A segunda volta da Pró-Nacional da AF Braga arranca este fim-de-semana. O duelo entre Pevidém e Porto d’Ave é o prato forte da jornada. As duas equipas seguem separadas por apenas um ponto, com vantagem para os orientados por Roger Bastos.

Com o início da segunda metade da competição, inicia-se também um novo espaço de antevisão da jornada na edição “online” do Desportivo VH.

Pevidém SC – GD Porto D’Ave                                                 

O jogo da jornada, entre o primeiro, Porto d’Ave, e o terceiro, Pevidém. Na primeira volta, os vimaranenses venceram na Póvoa por 3-1. Duas equipas fortes, com sentido táctico diferente, mais atlético pelos taídenses, aproveitando o poder físico e altura dos seus jogadores, enquanto o Pevidém é mais de contenção. Para já são as duas únicas equipas do campeonato que chegaram às 10 vitórias nas 17 jornadas realizadas.

Santa Maria FC – Berço SC

O Berço já esteve várias vezes na frente da classificação, mas com as derrotas fora de casa não tem conseguido dar continuidade à condição de líder. Na jornada anterior, perdeu na casa do último classificado pela diferença mínima. Em Galegos Santa Maria, os da casa querem cantar de galo para continuar a amealhar pontos na fuga aos lugares perigosos da classificação.

Arões SC – GD Joane

Jogo entre duas equipas encostadas na classificação (9º e 10º), com uma diferença de dois pontos a favor do Arões. Na jornada anterior, o Joane empatou em Amares e o Arões perdeu com o Porto D’Ave, agora líder. Os fafenses têm alternado momentos bons e maus, ao passo que os famalicenses também não têm conseguido chegar à carruagem da frente.

S. Paio D’Arcos FC – Brito SC

Em Gondizalves, na tarde de sábado, vão-se encontrar duas equipas com o objectivo final de garantirem a continuidade na Pró-Nacional. Os bracarenses vêm de uma derrota em Pevidém por 5-0, e com o guarda-redes Alex expulso, que será certamente uma baixa importante. O Brito empatou em Ribeirão no último jogo.

FC Amares – CCD Santa Eulália

O Santa Eulália vai a Amares, depois de uma excelente vitória na Vila de Prado, que lhe permitiu chegar aos 29 pontos. Bem mais abaixo, os amarenses levam 17 pontos e estão na antepenúltima posição. Em casa, o FC Amares vai fazer de tudo para chegar à vitória, perante um Santa Eulália que já venceu por quatro vezes a jogar fora de portas.

UD Airão – Ribeirão 1968 FC

Vão-se encontrar duas formações que subiram da Divisão de Honra. A entrada do técnico Licínio Zilhão parece ter dado nova vida ao Airão, que na última ronda bateu o então líder do campeonato. Pela frente terá um Ribeirão que tem realizado um campeonato regular, quer em casa, quer fora.

Forjães SC – AD Ninense


O NNinense já mudou duas vezes de treinador, mas isso não tem significado melhorias nos resultados. Os esposendenses estão a fazer um campeonato tranquilo, estando com 28 pontos no 5º lugar, o mesmo com que acabaram o da época 2017/2018. Fora de portas, os famalicenses ainda não fizeram nenhum ponto, levando nove derrotas.

SC Cabreiros – Vieira SC

Duas equipas na mó de baixo, tendo as duas mudado de treinador recentemente. A entrada de Rui Vasquinho trouxe resultados positivos à equipa da casa. No Vieira, este é o primeiro jogo após a saída de Miguel Paredes, numa temporada em que a equipa está muito abaixo do que fez na época passada. De forma transitória, os vierenses vão ser comandados por Pedro Silva, que foi durante muitos anos jogador do Vieira e tem feito parte da estrutura directiva, actualmente como director desportivo.

GD Prado-AD Esposende

No Faial, estarão frente a frente duas equipas separadas por oito pontos, com vantagem para os da casa. Ambas vêm de derrotas e pretendem voltar a conquistar pontos. Em casa, a equipa do GD Prado deve assumir as despesas do jogo, mas o Esposende, que subiu de rendimento após a mudança de treinador, quererá tentar surpreender.