O Presidente do Soarense SC escreveu uma carta aberta a todos os clube que vão participar no campeonato da I Divisão da AF Braga. Depois de enumerar algumas das situações pelas quais está contra o arranque dos campeonatos no dia 8 de Novembro, Carlos Guimarães fez um apelo os dirigentes dos clubes: «
«Apelava que se realizasse uma reunião entre todos, em data a marcar no auditório da AF Braga, de modo a todos juntos chegarmos a um entendimento que nos permitisse o adiamento do inicio de época».
“Carta Aberta do Presidente do Soarense Sport Clube
Como todos sabemos, vivemos atualmente num clima de incerteza e de insegurança que não nos permite fazer planos desportivos a longo prazo.
Infelizmente sei que alguns de vocês já viveram este problema bem de perto. Eu, pessoalmente tive dentro do clube atletas que só ao fim do novo teste deram negativo, e pelo relato que me foi dado não é de todo uma situação que se viva tão facilmente como alguns querem fazer parecer.
Todos nós respiramos e vivemos este nosso futebol, mas ESTE NOSSO FUTEBOL não é de todo este que está previsto começar no próximo dia 8 de Novembro.
Um futebol triste (mediante a situação que vivemos), um futebol desprovido de público (o sustento da maior parte de todos nós), um futebol sem alma (estamos praticamente privados de ajudas, nem a maior parte das grandes empresas conseguem continuar a suportar um clube mesmo havendo uma ligações de tantos anos), um futebol sem convívio (é tão bom dizer que criei em 9 anos tantas mas tantas amizades bonitas), um futebol sem €€. Como iremos pagar taxas de jogo? Como iremos pagar arbitragens? Como iremos pagar policiamento?.
Quem me conhece, ou melhor quem conhece o emblema que represento, sabe que é insustentável começar um campeonato nestas condições. Somos um clube que em momento algum da sua história deu um qualquer “ordenado” a jogadores e assim pergunto como irão vocês conseguir? Existirá assim tanto diferencial em clubes como os nossos que se preparam para avançar para mais uma época?
Sei também que não têm culpa nenhuma do que se está a passar, mas todos no mesmo caminho talvez fizesse mais sentido. Nós, infelizmente, nem um balneário temos disponível para o arranque da época na próxima segunda feira, pois como sabem jogamos num espaço camarário onde apenas neste momento estamos autorizados a usar o relvado e nada mais.
Como posso arrancar uma época assim! Para não falar de todo o material que será necessário e obrigatório para o normal funcionamento de todos os espaços desportivos seguindo todas as normas impostas pela DGS?
Apelava todos que se realizasse uma reunião, em data a marcar no auditório da AF Braga de modo a que todos juntos chegarmos a um entendimento que nos permitisse o adiamento do inicio de época.
Com Consideração,
Carlos Guimarães
Presidente Direcção”.