Plano crescer 2020+

Já lá vai o tempo em que avaliava com sentido crítico o empenho e estratégia empregada pela Federação Portuguesa de Futebol e suas associações de formação.

Aqui pelos nossos lados, no passado, em minha opinião, a associação local podia e devia ter feito mais e melhor nos conceitos de intervenção do futebol de formação. Agora, começo a tirar o chapéu há transformação profunda que está em marcha. Entre muitas dinâmicas em trânsito vem aí o que acredito ser uma “revolução” assertiva.

Falo do Programa de Apoio ao Crescimento do Futebol Português denominado Crescer 2020+.

Trata-se de um programa que mais do que diagnosticar os problemas e a falta de capacidade, que muitas vezes é revelada para os ultrapassar, tem como principal objectivo dotar os clubes e os seus dirigentes dos instrumentos necessários e respectivas qualificações, no sentido de fazer do futebol um desporto cada vez mais apelativo e consequentemente aumentar o número de praticantes, tão larga é a margem de crescimento nesta área.

Considerando os índices populacionais do nosso país e as faixas etárias de referência para a prática futebolística ao nível federado, Portugal apresenta actualmente valores ainda longe daqueles que a UEFA pondera como sendo os ideais.

Ou seja, para a entidade que regula o futebol no espaço europeu, para um país como Portugal, o critério de referência assenta nos 3% da população, valor que apontaria para um número de praticantes federados na ordem dos 310 mil, ao contrário dos 181 mil existentes presentemente.

Pretende, assim, a Federação Portuguesa de Futebol que até 2020, o número de praticantes se cifre nos 200 mil, isto é, entre 2 a 2,5% da população, números que, gradualmente, assim todos o desejamos, se vão aproximando dos pretendidos pela UEFA.

A instituição de protocolos entre os vários parceiros e o seu obrigatório vínculo a uma política que se quer transversal a todos eles é o ponto de partida para o sucesso. Mais do que do programa em causa (Crescer 2020+) será do futebol nacional e de um país cujo destino está traçado para a glória.

A Associação de Futebol de Braga já está a operar e no dia 26 do corrente mês, todos os clubes dos concelhos de Vila Verde e de Braga estão convocados para reunião, às 18h30, no Auditório da associação bracarense.

Certificação, apresentação e discussão do novo modelo competitivo, entre outros, serão assuntos da ordem de trabalhos. É o momento de todos os responsáveis dos clubes visados comparecerem e darem as mãos a estas entidades no desenvolvimento partilhado no nosso futebol de formação.

Crescer já para em 2020 estar mais perto da excelência!

Tópicos: