A Direcção do Pevidém reagiu às críticas proferidas pelo Presidente da AG do Brito SC, José Dias.
Leia na integra o comunicado
Face às declarações do Presidente da AG do Brito Sport Clube, Sr. José Dias, transcritas pelo Diário do Minho (vd. imagem em anexo), vem o Pevidém Sport Clube pronunciar-se sobre o seu conteúdo em defesa da sua honra e bom nome.
Apesar de a Assembleia Geral ser o órgão máximo na hierarquia dos clubes, não é da sua competência a comunicação para o exterior. Esses actos competem ao colégio directivo, qualquer que seja a sua forma.
Contudo, estas declarações emanaram de um órgão social do clube pelo que não poderão ser entendidas como um simples “desabafo” de um qualquer adepto, o que não mereceria a atenção do prestigiado órgão de comunicação social que as publicou.
Assim, esperamos que a direcção do Brito Sport Clube venha publicamente demarcar-se de tais declarações, sanando o incidente no que ao nosso clube diz respeito, sem prejuízo das respectivas sanções a aplicar pelas instâncias próprias conforme artigos 60 e 98 do Regulamento Disciplinar da Associação de Futebol de Braga. De outra forma, as relações institucionais entre os emblemas ficarão inexoravelmente comprometidas durante a vigência dos seus mandatos.
Não abdicamos, todavia, do nosso direito de resposta, na medida em que o bom nome e a honra do nosso clube foram directamente postos em causa, assim como o de outros agentes desportivos, os quais agirão conforme melhor entenderem.
O Sr. José Dias afirma que o Brito SC está a incomodar muita gente e conclui que essa “muita gente” é o Pevidém SC.
Confessamos ser verdade. A fantástica prestação do Brito SC, mas também do Vilaverdense FC e do CC Taipas causa-nos um “incómodo” desportivo, o que qualificamos de saudável e benéfico para a competição. Muito gostaríamos que o GD Serzedelo, nossos amigos e vizinhos, nos estivessem também a incomodar em vez de estar a lutar para a manutenção.
Se ficasse por aí, a importância que daríamos a essas palavras seriam a mesma que damos ao seu autor: Nenhuma! Zero!
Mas o Sr. José Dias afirma que o trio de arbitragem do jogo em Arões prejudicou deliberadamente o seu clube para beneficiar o Pevidém SC. Ora, isto consubstancia uma acusação de corrupção, o que é muito grave e não pode passar em claro.
O Pevidém SC repudia veemente essa acusação, qualificando-a de leviana, vinda de quem vem, e cobarde, por carecer de qualquer fundamento. Actuaremos, por isso, em conformidade nas instâncias próprias e com os meios disponíveis contra o Sr. José Dias, numa fase inicial, e posteriormente contra o Brito SC, caso a sua direcção não se demarque dessa postura.
E não o faremos para defender a nossa honra e dignidade. Não sentimos essa necessidade por não atribuir qualquer crédito ou força ao autor da verborreia em questão.
Assim como estamos certos de que, quer o Arões SC, quer o Dumiense/CPJII e ainda o CCD Santa Eulália não duvidam que a pontuação que conseguiram contra o Brito SC são da sua inteira responsabilidade e competência.
Se o objectivo do Sr. José Dias foi o de condicionar o trio de arbitragem do jogo do próximo sábado, estamos seguros que não será bem sucedido.
Assim como não conseguirá estragar o que se espera ser um grande jogo de futebol, entre duas das melhores equipes do campeonato, bem dirigidas, com atletas de grande qualidade em ambos os lados, apoiados por gente de bem e ordeira, de freguesias vizinhas do mesmo concelho.
Pevidém, 10 de Fevereiro de 2020
A direcção do Pevidém Sport Clube