Na próxima quinta-feira, teremos um clássico decisivo entre Benfica e Porto. É um clássico que pode decidir em definitivo o lugar de acesso direto à Champions mas, por outro lado, pode relançar a luta pelo título.
Sem Corona disponível, o mais provável é a entrada direta de Grujic no onze, apostando em Otávio no lugar de Corona, Sérgio Oliveira mais subido e Marega e Taremi como referências no ataque. Não acredito muito na aposta em Luís Díaz. O normal é Díaz entrar mais tarde para mexer com o jogo e refrescar o miolo ofensivo. Também não acredito que Romário Baró entre diretamente para o onze, uma vez que não tem estado no seu melhor nível, e tão pouco tem sido aposta de Sérgio Conceição.
Quanto ao Benfica, não deverá mexer no seu sistema habitual, uma vez que tem o seu núcleo disponível.
Será um jogo muito disputado, principalmente no meio campo, onde os detalhes farão a diferença. Com o Porto a ter maior capacidade de pressionar, o Benfica terá de procurar ser mais eficiente na reação à perda de bola e terá de procurar retê-la o mais tempo possível, não permitindo que o Porto crie situações de desequilíbrios e oportunidades de golo.
Já o Sporting, não terá a vida facilitada contra o Rio Ave. O Rio Ave terá de conseguir um resultado positivo, para fugir ainda mais à zona de despromoção.
Tentará levar os três pontos, até porque se vencer e o Belenenses SAD não obtiver uma vitória, o Rio Ave conseguirá apanhar os lugares a meio da tabela, podendo mesmo alcançar o 11º lugar, que é atualmente ocupado pelo Belenenses SAD.
Por seu turno, o Sporting terá de ser mais eficaz no processo ofensivo e na finalização. Se é verdade que não tem derrotas no campeonato, não menos verdade, é o facto de nos últimos jogos ter baixado o seu rendimento. É mérito do Sporting estar em primeiro lugar e é também mérito dos adversários as dificuldades causadas nos últimos jogos.
Teremos um campeonato muito competitivo até à última jornada!