A Associação de Futebol de Braga promoveu o II Fórum do Futebol Distrital – que, devido à pandemia, decorreu online.
Foi, uma vez mais, uma oportunidade para reunir a AF Braga com os responsáveis municipais pelo Desporto do distrito em torno do futebol distrital e do Projecto Crescer 2020+ da FPF.
Marcaram presença vereadores e técnicos municipais de Desporto dos municípios de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde e Vizela.
No primeiro dia, Manuel Machado, presidente da AF Braga, deu as boas–vindas afirmando que «os municípios têm sido parceiros fundamentais no crescimento do futebol português contribuindo para a sua evolução e afirmação. Sabemos que, tal como nós, acreditam que o futebol é um campo pródigo não só para o desenvolvimento saudável dos jovens, mas também em comportamentos sociais, confrontando o jovem com a importância de valorizar a cooperação e o respeito. E é, também por isso, que uma vez mais vos lançamos o desafio de, connosco, debater e pensar o futebol».
Seguiu-se a intervenção de Pedro Dias, membro da Direcção da FPF, que fez um balanço da implementação do Projecto Crescer 2020+ em Portugal, abordando a realidade do distrito de Braga. Apresentou ainda perspectivas sobre o futuro do programa.
Susana Bravo, treinadora das seleções de futebol de formação feminina, apresentou a realidade do futebol feminino em Portugal e a evolução extremamente positiva dos últimos anos. Desafiou ainda as autarquias a apoiar os clubes dos seus concelhos a criarem equipas femininas.
A jornada de trabalho do primeiro dia terminou com a apresentação de Victor Pardal, Coordenador Nacional do programa Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola.
Os coordenadores regionais, Adelino Carvalho (Minho) e Pedro Seco (Porto) partilhando a experiência com atletas da modalidade futebol nos distritos de Braga e Porto. O segundo dia começou com a apresentação de Pedro Ferreira, coordenador do Projeto Vida Feliz da Tempo Livre, sobre Walking Football, modalidade que promove com grande sucesso junto da população com mais de 55 anos.
Ana Marques, assessora jurídica da FPF, trouxe ao debate o combate à corrupção e manipulação de resultados desportivos. Júlio Vieira, diretor da FPF responsável pelo Processo de Certificação de Entidades Formadoras, abordou a importância deste processo para o futuro e desenvolvimento do futebol nacional.