O treino personalizado é caro?

Todo o profissional do fitness, mais propriamente os Personal Trainer (PT), ouve constantemente a mesma objecção: “o treino personalizado é caro”! Mas é caro comparativamente com o quê?

Se compararmos uma refeição de fast food, sim, é caro! Mas será que esta refeição prazerosa que apenas induz um estado inflamatório no nosso organismo contribui da mesma forma para o nosso bem-estar?

Podemos comparar também com duas ou três peças de roupa de qualquer loja lowcost, de facto também é caro. Mas voltamos ao cerne da questão. Contribuem para a nossa saúde da mesma forma? Bem… falemos então de “saúde”.

O sedentarismo está cada vez mais presente na nossa sociedade e cada vez mais a taxa de incidências de doenças cardiovasculares, de hipertensão, obesidade, colesterol, de cancro, entre outras tem vindo a aumentar cada vez mais. E porquê?

Porque o povo português não tem por hábito trabalhar na prevenção! Sim, só procura ajuda quando o problema aparece!

É aqui que podemos comparar o que é caro. Uma ida ao médico que cobra “x valor” e que nos despacham em 20 minutos, porque outros pacientes aguardam horas nas salas de espera. Aqui já não me parece que seja assim tão caro!  Pois é, aqui tudo depende do preço que estamos dispostos a pagar pela nossa saúde. E essa não tem preço.

Quando não se trabalha na prevenção, quando somos resistentes à mudança, mudar hábitos, rotinas, mudar o estilo de vida, a factura a pagar acaba por ser bem mais elevada.

Como diz o ditado, “mais vale prevenir do que remediar”, e é aqui que entra o exercício, que pode fazer um pequeno milagre pela nossa saúde. São vários benefícios que o exercício traz para a sua saúde:

  • Perder peso;
  • Ganhar massa muscular;
  • Redução de colesterol e diabetes;
  • Controlar a pressão arterial;
  • Aumentar a auto-estima;
  • Diminuir o risco da depressão

Em suma, o exercício contribui positivamente para a melhoria da nossa qualidade de vida e reduz a probabilidade de desenvolver problemas de saúde, físicos e psicológicos.

Aqui o Personal Trainer pode ajudar a mudar o seu estilo de vida. É com ele que vai criar o compromisso consigo mesmo, que não o deixa desistir mesmo quando o sofá chama por si, ou quando a meio de um treino parece que o coração lhe sai da boca. Ele não o vai deixar sozinho(a).

Depois desta reflexão, ainda pensa que o PT é caro? Tudo depende até onde está disposto(a) a ir pela sua saúde. No entanto, é verdade que este não é um serviço para todos. Infelizmente, são muitas as pessoas que por dificuldades lutam todos os dias, esforçam-se para levar para casa um ordenado que mal chega para pagar as contas. Por elas, tenho um enorme respeito e estarei sempre disposta a ajudar da melhor forma que sei!

Mas se tem possibilidades de investir na sua saúde, melhorar a sua qualidade de vida, procure um profissional de treino acompanhado.

Faça com que valha a pena.