«O Trail Nascente e Vale do Neiva é uma das provas de trail de referência na região»

O Ribeitrail, secção de trial do GDR Ribeira do Neiva, faz um balanço «muito positivo» da IV edição do Trail Nascente e Vale do Neiva. A organização destaca o aumento do número de participantes e o feedback positivo dos atletas.

 

Que balanço faz do IV Trail Nascente e Vale do Neiva edição 2024?
O balanço que fazemos do IV Trail Nascente e Vale do Neiva edição 2024 é profundamente positivo. Não apenas pelos números fantásticos que a prova atingiu, como também pela reconhecida qualidade relatada pelos participantes.

Tínhamos consciência que com a certificação do Trail Longo e do Trail Curto no calendário oficial da ATRP – a integrarem o Circuito Nacional de Trail e de Trail Sprint; e no calendário oficial da Associação de Atletismo Braga AAB (7ª prova da CR Trail), a edição de 2024 exigiria ainda mais de nós. Por um lado, garantir uma prova exigente, tecnicamente evoluída e capaz de justificar a confiança e o desafio colocados pela ATRP. Por ouro lado, superar as expectativas das edições anteriores, ao nível da valorização da fantástica paisagem natural da Ribeira do Neiva e estimular um estilo de vida saudável na população. E pensamos que, felizmente, estes dois desafios foram amplamente superados.

A adesão foi fantástica, e desde muito cedo. Reforçamos a comunicação, sobretudo nas redes sociais, procurando antecipar os novos trilhos que iriam encontrar. Adicionalmente, procuramos melhorar vários aspetos da prova: muitos trilhos novos, bastante técnicos, com características naturais únicas, de uma beleza ímpar, mas mantendo a exigência de uma prova dos Campeonatos Nacionais de Trail.

No fundo, procuramos dar aos participantes um pouco do que de melhor a Ribeira do Neiva e o concelho de Vila Verde tem para oferecer: Natureza. Aventura. Desafio. Desporto. Beleza. Tranquilidade. Qualidade de Vida.

E a avaliação dos participantes foi fantástica. Qualidade natural, técnica e organizativa amplamente reconhecidas. E com a garantia de regressarem em 2025, quer entre os atletas de elite que competiram, quer entre os participantes mais anónimos. E este será o melhor indicador da satisfação com a prova.

Superou as expectativas?
Claramente que sim. Em termos de número de participantes, em 2024 atingimos mais de 900 participantes, o que é excelente – neste momento, é já um dos eventos de maior dimensão organizados no concelho de Vila Verde; e superou também as expectativas em termos da qualidade e da avaliação relatada pelos participantes de diferentes escalões, provas e perfis, o que para nós é fundamental e nos enche de motivação para as próximas edições, mas também aumenta a responsabilidade.

Qual foi o feedback dos participantes?
O feedback foi extremamente positivo. Os elogios e as palavras de incentivo foram muito positivos. Direcionaram-se, sobretudo, para a beleza dos trilhos, a sua qualidade técnica, a altimetria e a exigência, mas também as questões de segurança na interseção dos trilhos com as vias públicas, a qualidade e a organização dos postos de reforço alimentar, e o acolhimento e o apoio no final da prova.

A organização envolve muita gente?
Sim, diretamente a organização envolve cerca de 70 pessoas, entre definição e marcação dos percursos, sinalização nas interseções com a via pública, ou apoio nos postos de reforço alimentar. A este propósito, um agradecimento muito especial ao Grupo Desportivo da Ribeira do Neiva, à Off-Road Neiva TT, à Junta de Freguesia da Ribeira do Neiva, aos Escuteiros de Duas Igrejas e de Anais, aos nossos patrocinados, e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para fazer desta edição do Trail Nascente e Vale do Neiva uma edição épica.

É uma prova para manter e crescer ainda mais?
Claramente que sim e acreditamos plenamente nisso. No próximo ano temos como objetivo chegar aos 1000 participantes, registando definitivamente o Trail Nascente e Vale do Neiva como uma das provas de trail de referência na região.
Paralelamente, existe o desejo desta prova, um dia, possuir também a distância de Ultra-Maratona. As próximas edições irão definir, de uma forma tranquila e gradual, a evolução desta prova. Iremos, seguramente, manter o entusiasmo, o trabalho e a dedicação à prova e à divulgação da riqueza e da diversidade ambiental do Vale do Neiva, e estamos convictos que isso irá culminar na crescente afirmação desta prova para patamares de referência nacional.