O décimo segundo jogador

O campeonato português é dos que apresenta um dos mais baixos índices de público nos estádios.

Existem vários fatores que influenciam e tornam menos apelativas as idas aos jogos. Enumero três que considero os mais relevantes. Horários dos jogos, valor dos ingressos e insegurança.

Lembro-me de na minha infância ver jogos durante a tarde. Hoje verificamos jogos em horários tardios. A conjugação de dias e horas, na maioria das vezes, não são apelativos. Jogos a um domingo ou a uma segunda-feira às 21h não se torna apelativo.

Por outro lado, o preço dos ingressos não é muito apelativo. Julgo que os clubes, em conjunto com os restantes organismos que tutelam o desporto, deviam procurar elaborar campanhas que promovessem incentivos para uma maior proximidade e interação com o público.

Outro aspeto e, talvez o mais relevante, é o da segurança. Tem havido um acentuar de conflitos e de violência dentro e fora dos estádios. A Liga, o governo e a FPF devem promover campanhas de sensibilização e trabalhar em conjunto com as autoridades de segurança num projeto que vise uma melhor fiscalização e controlo das claques e desenvolver com os clubes campanhas que visem enaltecer o fair play!

Mais segurança, horários mais acessíveis e proximidade são a chave para reaproximar o público

Tópicos: