Foi inaugurada na manhã deste sábado, 25 de Março, em Chorense, a nova sede do BTT de Terras de Bouro. Situada na antiga escola primária da freguesia – agora requalificada através de fundos comunitários e a expensas da autarquia, com um investimento total de 90 mil euros – terá o BTT como principal actividade na utilização do “novo espaço”, seja para os praticantes conviverem, tomar um banho, lavar as bicicletas ou planear as suas rotas.
No momento da inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, começou por deixar elogios ao trabalho desenvolvido pela Associação, a qual promove uma «dinâmica interessante» no território, divulgando o Concelho e as suas características e também através da «revitalização de alguns trilhos e marcação de caminhos», exemplificou.
«CONJUNTO DE HARMONIAS QUE LEVARAM À COMCRETIZAÇÃO DO PROJECTO»
Segundo o autarca – não esquecendo o desenvolvimento da economia local e aquilo que de bom poderá trazer esta “nova estrutura“ – «não é pelas grandes obras de milhões que este pode tornar-se num dia histórico, pois já o é».
«Este trabalho foi desenvolvido em parceria e há aqui uma excelente relação entre as várias entidades, desde Junta, Município, IPDJ e Associações», disse Manuel Tibo, reforçando tratar-se de um «conjunto de harmonias» que levaram à concretização do projecto.
José Carlos Dias, presidente de Junta de União de Freguesias de Chorense e Monte, foi breve no uso da palavra, agradecendo o apoio e aposta nesta nova estrutura em Chorense.
«MODALIDADE QUE AJUDA NA PROTECÇÃO E DEFESA DO AMBIENTE»
Também ele presente na sessão, Vítor Dias, director regional do IPDJ, enalteceu a aposta na requalificação do espaço, o qual não está localizado numa zona central, ou seja, na sede do Concelho, contrariando aquilo que por vezes é uma realidade em Portugal.
«Os municípios não têm consciência que promovem o centralismo ao querer obras para as Freguesias mais centrais», revelou, vincando, com base nesta aposta concreta, que «em Terras de Bouro isso não acontece».
A terminar, Vítor Dias vincou que o BTT é uma «modalidade que ajuda na protecção e defesa do ambiente, criando condições para que se diminua o risco de incêndios e no melhoramento dos acessos ao monte, por forma a estarem mais seguros e com as devidas indicações», algo que considerou «fundamental», pois «quando se fala em pouca prática desportiva temos de lembrar que nem sempre existem as condições necessárias para que tal aconteça».
Presentes no momento da inauguração – que contou com o descerrar de uma placa evocativa e um lanche convívio no final – estiveram ainda Rui Cracel, representante da Associação de Chorense e João Costa, representante da INATUR.
BIKE PARK
No final da cerimónia e questionado sobre a criação do “Bike Park”, Manuel Tibo frisou ser uma intenção e que o processo é já do conhecimento do IPDJ.
«Os trilhos não estão ainda sinalizados e precisamos de uma sinalização que nos permita avançar depois para a sua certificação, sendo que para isso é preciso uma equipa de trabalho que faça a manutenção e ajude quem, pela primeira vez, faz os trilhos», afirmou.
Todo o concretizar desse projecto, denotou Manuel Tibo, tem como propósito fazer «cumprir as normas internacionais» e que com isso Terras de Bouro passe a poder receber provas da mesma escala.