André Brito, treinador do Dumiense não tem medo de assumir a luta pelo primeiro lugar na série A para depois discutir a subida aos nacionais. No entanto, sublinha que a sua equipa não vai estar sozinha nesta caminhada, isto apesar dos adversários preferirem ter um discurso «mais convencional».
Quais os objectivos para a temporada?
O objetivo do Dumiense só pode ser um, que é lutar pelo primeiro lugar. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas propomo-nos a isso, até pela classificação do ano passado.
Está satisfeito com o plantel que construiu?
Tenho o plantel que desejava. Houve uma simbiose perfeita entre a direção e a equipa técnica sobre a definição dos 16 jogadores que eram para continuar. Os sete reforços são da nossa responsabilidade. Por isso estou satisfeito.
Este é o maior desafio da sua carreira?
É um grande desafio, porque subir aos nacionais num campeonato extramente competitivo como o da Pró-Nacional não é uma tarefa nada fácil. Durante os últimos anos andei a preparar-me para este momento e ele chegou. Espero responder às expectativas.
Sente-se preparado?
A resposta a essa pergunta foi dada quando a direção me escolheu para liderar este projeto, pois certamente tinham muitos candidatos para esta vaga. Viram em mim o perfil ideal.
Essa pressão de subir é boa ou má?
Esta pressão é um privilégio. Quando temos a pressão de querer subir é porque temos recursos para isso. Agora vamos ver se somos capazes. Acreditamos que temos condições para isso. Quem me dera ter sempre esta pressão como treinador.
Até ao momento, o Dumiense é o único candidato assumido na série A. Como vê isso?
Não acredito que o Dumiense esteja a discutir sozinho a luta pelo primeiro lugar. Há muitos clubes que preferem esse discurso mais convencional, mas claramente que os objetivos internos são diferentes. Mas nós apenas temos de nos preocupar connosco e fazer um bom trabalho. A nossa ideia passa por lutar pelo primeiro lugar e construímos o plantel nesse sentido. Agora também sabemos que vamos competir com equipas com muita qualidade e que podemos não atingir o nosso objetivo. No entanto, no balneário só pensamos no primeiro lugar. Aquilo que os outros definem fica na casa deles.
Plantel do Dumiense para a época 21-22
Guarda-redes: Miguel e Rafa (ex-Ribeirão)
Defesas: Tiago Soares, André Gomes, Frank, João, Rui Araújo, Tiago Ferreira, Cara e André Araújo.
Médios: Diogo, Ivan, Nuno Almeida, Zé Diogo, Tiago Correia (ex-Pico Regalados), Jonas (ex-Prado) e Rui Jorge (ex-Ribeirão).
Avançados: Canetas, Tanela, Joãozinho, Pedrinho, Miguel e Telmo (ex-Maria Fonte).
Equipa técnica
Treinador: André Brito
Adjunto: Pedro Martins
Adjunto: Guilherme Marques
Adjunto: José Baixo
treinador guarda-redes: Vítor Sá
Observador: Luís Pereira
Staff diretivo
Presidente: Mário Paula
Diretor geral: Nelson Alves
Diretor desportivo: Abel Braga