NAF Cávado vai boicotar os jogos do CC Taipas e exige policiamento obrigatório

O núcleo de árbitros de futebol (NAF) do Cávado vai boicotar todas as partidas do CC Taipas até ao final da temporada, na sequência da agressão do guarda-redes Marco Pinto ao seu filiado, Ricardo Ferreira.

Num comunicado emitido nas redes sociais, o NAF  referiu ainda que não irão comparecer nos restantes jogos distritais de seniores e juniores até que sejam implementadas medidas concretas para reforçar a segurança, como a presença de forças de segurança.

Recorde-se que o CC Taipas anunciou prontamente a suspensão do guarda-redes Marco Pinto e pediu desculpas públicas ao árbitro Ricardo Ferreira e ao clube Arões.

Por sua vez, o Conselho de Arbitragem da AF Braga também expressou «o mais profundo repúdio pela agressão vergonhosa», exigindo que o caso seja tratado com severidade.

 —–

Comunicado do NAF Cávado.

  1. O Núcleo de Árbitros de Futebol do Cávado, face aos gravíssimos incidentes ocorridos hoje, dia 23 de março, no jogo entre CC Taipas e Arões SC, a contar para o Campeonato ABB – Divisão de Honra da AF Braga, vem manifestar o seu repúdio pela inaceitável, inadmissível e vergonhosa agressão sofrida pelo nosso associado Ricardo Ferreira, tomada a cabo por um jogador efetivo do CC Taipas;
  2. O Ricardo é professor de profissão, pai, marido, filho e um ser humano impecável. Para além de tudo isto, é um árbitro com mais de 20 anos de carreira, com provas dadas em todas as competições nacionais de futebol. Ver alguém como o Ricardo ser desrespeitado desta vil forma, por um jogador e por jornalistas afetos a um clube de futebol federado desilude-nos profundamente enquanto diretos intervenientes do desporto-rei. O Futebol (jogo bonito) não merece;
  3. O NAF Cávado demonstra total solidariedade com o seu associado Ricardo, prezando o compromisso na defesa e proteção da classe da arbitragem;
  4. Atos como estes não apenas colocam em risco a segurança dos árbitros e restantes intervenientes do jogo, como também denigrem completamente as competições da Associação de Futebol de Braga e o futebol português em geral. O respeito é fundamental e inegociável. O NAF Cávado esperará pelo desenrolar justo do processo de punição ao infrator pelos factos imputados por parte das autoridades competentes;
  5. Posto o declarado supra, o NAF Cávado vem, por este meio, boicotar a presença dos seus associados em todos os jogos do CC Taipas até ao final da presente época.
  6. Na mesma linha de exigências, o NAF Cávado vem, por este meio, boicotar a presença dos seus associados em todos os jogos das competições da Associação de Futebol de Braga, até que medidas sérias sobre a segurança nos encontros seniores e juniores A sejam tomadas pela AF Braga, nomeadamente:
  • Presença obrigatória de policiamento nestes jogos;
  • Aumento do número mínimo aceitável para segurança por Assistentes de Recinto Desportivo (ARDs);
  • Enviesamento total da utilização de Pontos de Contacto e Segurança (PCSs) em encontros deste tipo.

O Núcleo contará com a colaboração da Associação de Árbitros de Futebol de Braga para contactar com o Conselho de Arbitragem da AF Braga e com a AF Braga a fim de dirigir negociações para estas demandas.

 

Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar