O próximo fim de semana, Montalegre recebe a caravana do World RX of Portugal, num programa de corridas extremamente preenchido.
Além da jornada dupla do Mundial (cada um dos dias do fim de semana é uma prova completa, com qualificações, meias finais, final e um vencedor) recebe, também, o espetacular EuroRX1 onde continuam a militar os SuperCars a gasolina e onde os antigos carros do Mundial a combustão vão ser acolhidos. Recebe, também, o muito popular e competitivo EuroRX3, onde competem os Super1600, que proporciona corridas sempre muito disputadas e com muitos pilotos portugueses na grelha.
A prova do Mundial sofreu alterações no seu formato, com as qualificações a deixar de se chamar Q1, Q2., para se chamar Manga 1, Manga 2 e Manga 3.
Haverá apenas três mangas contra as quatro qualificações que existiam. A ordem de partida para a Manga 1 será decidida numa chamada “SuperPole”, uma volta individual cronometrada.
Nos eventos do World RX duplos (“Double Header” com duas provas no mesmo fim de semana) existem apenas duas mangas.
A seguir às mangas, tem lugar uma “Progression Race” com a ordem de partida em função dos resultados das mangas e que funcionará como uma pré-meia final, avançando os 10 melhores para as meias-finais. As Meias Finais e as Finais passam a ter também cinco carros na grelha com o mais rápido a ter a possibilidade de escolher o lugar onde parte.
Alterações de fundo nas voltas que passam a ser cinco em todas as corridas, as grelhas serão todas de cinco carros em linha e na “Joker Lap” que deixa de poder ser utilizada na 1ª volta se esta fizer parte da primeira curva, o que é o caso de Montalegre.
Postos os dados na mesa, Montalegre prepara-se para ter um fim de semana com muita adrenalina em disputas que levarão ao rubro os milhares de espectadores que são esperados na pista situada no sopé da serra do Larouco.
Carlos Costa
CO 150 A