Quase 60 pilotos estiveram em ação este fim de semana no Circuito Internacional de Montalegre, na jornada do Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa FIA de Rallycross, com uma prova de suporte de Kartcross.
Pentacampeão mundial Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo RX1e) dominou a categoria-rainha durante o fim de semana, enquanto Sébastien Loeb deu a primeira vitória em mangas ao Lancia Delta EVO-e.
Portugal e o Circuito Internacional de Montalegre abriram o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, onde pontuou o regresso de Sébastien Loeb ao Mundial, ao volante do carismático Lancia Delta com as cores que outrora fizeram História nos ralis, sendo a principal novidade da categoria-rainha. O piloto francês tendo ganho uma das mangas com o Lancia da Special ONE Racing, embora o pentacampeão mundial Johan Kristoffersson (Volkswagen Dealerteam Bauhaus) tenha dominado por completo a jornada. O piloto sueco garantiu a Super Pole e mostrou nas mangas de qualificação que era o grande favorito à vitória.
Duplo vencedor em Montalegre nas edições anteriores, Niclas Grönholm (CE Dealer Team) terminou no terceiro lugar, após um intenso duelo com Kevin Hansen, que animou o público nas bancadas de Montalegre. Clara Anderson foi a 5ª classificada e Sebastien Loeb finalizou na 6ª posição.
No Campeonato da Europa de RX1, com os populares Supercars a gasolina, foi a vez de o belga Enzo Ide com o Audi S1 levar de vencida a final. O campeão europeu em título, Anton Marklund, levou o seu Ford à 6ª posição. Mais azarado, o português José Oliveira (Peugeot 208) ocupa veio a terminar no 15.º lugar, devido a um toque.
Já entre os S1600 do Campeonato da Europa de RX3, o polaco Damian Litwinowicz, venceu as finais seguido do norueguês Espen Isaksaetre em Audi S1. João Ribeiro, também em Audi S1 quedou-se pela 5ª posição, Jorge Machado em Citroen C2 foi 6º e Joaquim Machado o 8º. A fechar o top tem ficou Rogério Sousa em Ford Fiesta.
Destaque ainda para a prova de Kartcross, com 15 pilotos em pista e que ajudou a compor o enquadramento da prova portuguesa.
A prova ficou marcada pelas condições atmosféricas imprevisíveis, que trouxeram ainda mais adrenalina ao numeroso publico, português e espanhol que se deslocou ao Circuito Internacional de Montalegre e que, decerto, não saiu defraudado com o brilhante espetáculo organizado pelo Município de Montalegre e Clube Automóvel de Vila Real.
Carlos Costa
CO 150 A