O Governo confirmou ontem que a prática de modalidades desportivas de baixo risco vai ser permitida a partir de segunda-feira, e que os eventos desportivos continuarão a decorrer sem a presença de público.
«Finalmente, no que diz respeito à atividade desportiva, irão ser retomadas as atividades classificadas pela Direção- -Geral da Saúde como de baixo risco, a atividade física ao ar livre, até quatro pessoas, e os ginásios poderão reabrir, salvo para aulas de grupo, que continuarão sem poder ter lugar nos ginásios», disse o primeiro-ministro, em conferência de imprensa.
Segundo António Costa, a prática de modalidades de baixo risco, nas quais se incluem, entre outras, o ténis, o golfe, o padel, o surf e a natação, não está sujeita a qualquer testagem obrigatória. ~
Em relação à presença de público nos recintos desportivos, o primeiro-ministro considerou que este é «um risco que tem de ser evitado».
«Obviamente, não há eventos com público, porque é um risco acrescido de juntar pessoas e juntando pessoas um risco para a transmissão da doença.
É um risco que tem de ser evitado, e vamos continuar a evitar», disse. O plano de desconfinamento faseado prevê, caso os números o permitam, o regresso das modalidades de médio risco e a atividade física ao ar livre com grupos até seis pessoas a partir de 19 de Abril.
Testes na formação
Também ontem, a DGS determinou a obrigatoriedade da realização de um teste à covid-19 antes do regresso às atividades desportivas dos escalões de formação.
De acordo com a atualização da norma sobre desporto e competições desportivas, feita na quarta-feira e divulgada ontem, mantêm-se todas as medidas de prevenção à doença provocada pelo novo coronavírus, especificando-se, novamente, as modalidades de baixo, médio e alto risco, mas também as indicações sobre a testagem.