Segundo os dados recolhidos, anualmente, pela Direnor, empresa responsável pela organização dos Troféus Desportivos – O Minhoto, a região do Minho registou um decréscimo de «28% no número de atletas federados.
Em 2019, altura do último levantamento, existiam 43.335 atletas e, dois anos volvidos, existem «um pouco menos de 33 mil», revelou Cristina Torres, coordenadora de projetos na empresa Direnor, durante a apresentação da XXIV gala dos Troféus Desportivos – O Minhoto, que decorreu ontem, em Viana do Castelo.
«Temos, atualmente, cerca de 700 clubes, 42 associações e federações e perto de 33 mil atletas federados. Existe, assim, uma quebra, em relação ao último estudo, de 28 por cento, que é significativa, resultado da pandemia. E esta diminuição drástica afectou, sobretudo, os escalões mais jovens», revelou Cristina Torres.
Recorde-se que a Gala da 24.ª edição dos Troféus o Minhoto vai de correr Centro Cultural de Viana do Castelo. Na edição deste ano a organização vai entregar 28 troféu a 28 modalidades/categorias. Vai ainda prestar homenagem aos atletas que se sagraram campeões da Europa/Mundo (28 atletas e três clubes); aos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (19 no total) e a 12 atletas e dois clubes com títulos mundiais e, ainda, 16 atletas e um clube campeão da Europa (relativos a 2019).
Ao todo são 86 os nomeados para a gala marcada para o dia 13 de Setembro.