O canoísta do CN Prado, Marco Oliveira, conquistou esta manhã a medalha de bronze, em C1, júnior, no Campeonato do Mundo de Maratona, que se iniciou esta quinta-feira, em Decize, França. A comitiva portuguesa liderada por José Ramalho, é composta por 14 canoístas, que vão competir nas provas para os escalões de seniores, sub-23 e juniores,
«Trazer duas medalhas é o objetivo», assume Rui Câncio, com o Selecionador Nacional a revelar que «se forem todas douradas é o ideal».
Depois de lembrar que José Ramalho já alcançou seis títulos europeus e Sérgio Maciel é campeão do Mundo de Sub-23, título alcançado em Setembro do ano passado, na vila de Prado, o técnico transmite, ainda, que «as provas de juniores são sempre muito abertas e dependem de diversas variáveis». “Vamos ver como corre”, concretiza.
E a primeira prova já deu uma medalha para Portugal com o carimbo do pradense Marco Oliveira.
Como novidade, o Campeonato da Europa de Maratona apresenta, em 2019, a vertente da “short race”, com 3.400 metros de distância.
De referir que esta prova passou, este ano, a ser uma prova oficial das competições promovidas pela Federação Internacional de Canoagem. A lista de inscritos de Portugal nesta distância é composta pelos seguintes canoístas: Bruno Brasileiro e José Ramalho (K1), Maria Gomes e Rita Fernandes (K1 Femininos), Sérgio Maciel e Marco Oliveira (C1) e Beatriz Lamas (C1 Femininos).