Liderança: da psicologia à metodologia

O sucesso de uma equipa está associado ao tipo de liderança de quem comanda esse mesmo coletivo. No futebol não basta ter só conhecimentos técnicos e táticos. É preciso saber ler, interpretar e conduzir um coletivo.

Para se conseguir um bom grupo é necessário um bom planeamento e objetivos que se consigam alcançar a médio e longo prazo.

Na maioria das vezes quer-se resultados imediatos sem se dar tempo aos elementos para desenvolverem as suas ideias e fortalecerem o grupo.

É importante que o líder do grupo assim como os capitães estejam em sintonia para que a mensagem e as ideias consigam passar mais facilmente.

A gestão de conflitos é outro dos grandes desafios que se tem pela frente.

Num grupo existem diversas personalidades e visões, o que torna toda uma gestão mental e física mais complexa.

Quando os resultados não surgem no imediato a tendência é a de se usar a chicotada psicológica. Contudo, isso nem sempre é benéfico. Às vezes assistimos a casos em que uma equipa leva mais de 3 treinadores numa época. Isso espelha, acima de tudo, um mau planeamento da época e dos objetivos traçados, que na maioria dos casos não se adequam às capacidades financeiras e humanas de uma estrutura.

É necessário formar melhor dirigentes e organizar melhor as estruturas locais e nacionais de forma a tornar os processos mais simples e transparentes!

O futebol ganha com uma gestão mais adequada e transparente!

Que se caminhe com seriedade para uma verdadeira mudança cultural.

Tópicos: