Ler, compreender e liderar

Nos tempos que correm os desafios que as equipas técnicas enfrentam são cada vez mais complexos, difíceis e delicados.

A chave para o sucesso de um equipa, muitas das vezes, está na forma como se comunica, lidera e conquista um grupo.

É importante que num primeiro contacto se saiba ler e interpretar o grupo que se tem em mãos e, a partir daí, moldar uma estratégia em torno desse grupo.

Considero ser muito importante que, desde início, se consiga captar os capitães de forma a poder controlar e comunicar melhor com o grupo.

Se um treinador conseguir conquistar os capitães será muito mais fácil interpretar os problemas da equipa e facilitar o veículo de comunicação.

Após a leitura do tipo de grupo, é fundamental compreendê-lo e perceber os vários problemas do mesmo.

Ir ao encontro das dificuldades individuais e coletivas ajudará a delinear melhor as estratégias e métodos de trabalho.

Creio ser fundamental que no decorrer dos trabalhos se vá  incutindo aos atletas espírito de compromisso e definir objetivos individuais.

Na formação é fundamental transmitir uma mensagem clara. Mais do que os resultados, a aprendizagem e a consistência enquanto equipa são fundamentais para se conseguir uma base sólida de trabalho que permita a médio e longo prazo obter resultados sólidos.

Os pais também podem ter um papel fundamental no desenvolvimento de cada atleta. É importante que os próprios consigam transmitir aos seus educandos tranquilidade, responsabilidade e, mais importante que isso, tentem perceber as dificuldades dos mesmos para que, em conjunto com a equipa técnica, se possa ajudar o atleta a retirar o seu melhor potencial.

A cooperação entre todos os intervenientes fortalecerá o conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento do atleta e do grupo.

Outro aspeto fundamental é o cuidado com a comunicação.

Uma boa comunicação fará com que toda a estrutura perceba os objetivos e o caminho que se vai trilhando.

Saber ler, compreender e ter uma liderança forte é fundamental para o sucesso de um projeto! Que as várias estruturas consigam compreender isso.

Tópicos: