Joaquim Pereira decidiu colocar um ponto final na carreira de treinador devido ao castigo de seis meses aplicado pelo Conselho de Disciplina da AF Braga.
Uma pena aplicada devido ao comportamento do técnico no duelo que opôs o Ribeira do Neiva ao Maximinense, no dia 6 de Janeiro.
Joaquim Pereira reagiu assim ao castigo:
«Porque tudo na vida tem um fim! Infelizmente não era desta maneira que devia acontecer mas algumas pessoas assim o querem!
Depois de mais de uma dezena de anos a servir o desporto, assim termina uma página na minha vida dedicada ao desporto e a tentar formar homens para a vida, através desta modalidade magnífica que muitos chamam de futebol.
Porque considero ser uma tremenda injustiça o castigo que me foi imposto pela AF Braga, decidi terminar a minha ligação ao futebol. Serei mais um treinador de bancada.
Teria muito para dizer mas aqueles que têm o poder de decidir jamais o iriam ouvir, razão pela qual me vou remeter ao silêncio.
Tenho muito orgulho no meu trajecto desportivo porque sinto que o meu “trabalho” foi reconhecido por aqueles que realmente foram importantes nesta caminhada.
Um abraço, Joaquim Pereira».