A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou o formato da Liga 3, que arranca na próxima temporada. Na época de estreia, a nova prova dos campeonatos organizados pela FPF vai ter a participação de 24 clubes (22 clubes oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da II Liga), que vão ser divididos em dois grupos para disputar a 1.ª Fase.
A 2.ª Fase da competição é composta pela Fase Apuramento de Campeão, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1.ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas restantes 16 equipas (do 5.º ao 12.º classificados das duas séries da 1.ª Fase).
No que diz respeito à Fase Apuramento de Campeão, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem diretamente à II Liga e marcam encontro para se conhecer o campeão da Liga 3, a disputar a duas mãos.
Os dois emblemas que terminem esta Fase Apuramento de Campeão em 2.º lugar das respetivas séries vão disputar um playoff, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro playoff, desta feita com o antepenúltimo classificado da II Liga, para se apurar a outra equipa a marcar presença no 2.º escalão do futebol português.
Fase de manutenção
Quanto à Fase Manutenção e Descida, as equipas serão divididas em quatro séries, disputada também a duas voltas, e serão incorporadas com bonificação de pontos. Ou seja, os 5.ºs classificados da 1.ª Fase transitam com 8 pontos, os 6.ºs iniciam com 7, os 7.ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12.º, que irá arrancar com 1 ponto. A maior diferença pontual que existirá entre os conjuntos de cada série é de 6 pontos.
Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal irão subir quatro equipas.