O Vilaverdense FC celebra hoje, 25 de janeiro de 2024, 71 anos de existência. Fundado a 25 de janeiro de 1953, vive o momento mais alto da sua história, com a subida inédita ao segundo escalão do futebol nacional. Contudo, as ‘dores de crescimento’ também têm sido frequentes ao longo da presente época desportiva.
O clube nasceu e cresceu no Bom Retiro, mas foi na Cruz do Reguengo que se afirmou no panorama futebolístico regional e nacional.
Entre altos e baixos, o clube foi juntando os escalões de formação e, nos últimos anos, o futebol feminino.
Desde 2020, o clube passou a constituir-se em Sociedade Anónima Desportiva, sendo detida a 90% pelo grupo financeiro canadiano Lank, que assumiu a maioria do capital.
O clube, contudo, mantém a sua figura jurídica, participando minoritariamente na SAD, mas detendo autonomia na gestão dos escalões de formação.
04 DE ABRIL1943
Recentemente, Nídio Silva, um dos associados do clube e professor aposentado, apresentou o livro com a ‘História Inteira’ do Vilaverdense FC.
No livro, o autor defende que a fundação do clube remonta, «pelo menos, a dez anos antes. Na pesquisa que fiz, baseada em documentos da imprensa da altura (antiga ‘Folha de Vila Verde’), encontrei um jogo entre o Vilaverdense Futebol Club e o Grupo Desportivo de Prado, datado de 04 de Abril de 1943».
Conta que «é o documento mais antigo sobre a sua existência, mas poderá ser anterior».
Aliás, o clube acabou suspenso da Associação de Futebol de Braga, por altura de 1946, e participou no campeonato da FNAT (atual INATEL), «onde se sagrou duas vezes campeão».
E porquê 25 de Janeiro de 1953? «Na altura, para regressar aos campeonatos da AF Braga tinham que fazer os registos. É curioso que os fundadores são precisamente muitos dos jogadores que jogaram o tal jogo de 04 de Abril de 1943», refere Alberto Nídio Silva.
Com base no documento, o associado e ‘historiador’ vai agora requerer à atual direção a alteração da data de fundação, com o respetivo registo.
Com Jornal O Vilaverdense