Um grupo de 10 clubes filiados na AF Braga contestou a tomada de posição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que foi seguida à risca pela AF Braga, em considerar nulos os campeonatos da formação.
Além de contestar tal resolução, fruto da pandemia Covid-19, pede igualmente uma intervenção da Associação bracarense junto da FPF para que esta «suspenda a decisão de cancelar todos os campeonatos da formação» e, desta forma, possa «dar oportunidade a que se realize um amplo debate sobre o assunto».
Através de uma carta dirigida à AF Braga, à qual o Diário Minho teve acesso, ACR Vilarinho, AD Fafe, AD Ninense, Bragalona, CD Celeirós, Este FC, Bairro da Misericórdia, Merelinense, Ribeirão e Ruivanense manifestam também o seu desagrado pelo facto de a Direcção presidida por Manuel Machado não ter auscultado os clubes nesta matéria.
«Entendemos ainda que, tal como no futebol sénior, também se poderia aguardar os diferentes cenários que possam vir a acontecer e dessa forma manter por mais algum tempo a motivação dos nossos atletas para continuar a treinar, aplicando os planos de treino individual em suas casas e, de alguma forma, manterem-se ligados aos clubes e ao desporto. Sabemos que já há clubes a contactar atletas para a próxima época em virtude desse comunicado», refere o grupo de 10 clubes signatários.
«Algumas associações vieram contrariar esta decisão da FPF, contrapondo que não concordavam com a mesma por esta ser prematura. Em defesa dos clubes das suas associações, emitiram comunicados que vieram contrariar/adiar essas decisões e que só as tomariam depois de consultar os clubes», lembram.
«Lamentavelmente, a AF Braga apressou-se a fazer um comunicado, onde reitera todos os pontos do comunicado da FPF, sem consultar os seus filiados e ouvir algumas propostas que daí pudessem advir. No final do seu comunicado, a AF Braga apela à união de todos neste momento difícil, dizendo que neste caso outros valores se levantam. Mas, aqui, não se trata de por em causa esses valores que são inquestionáveis. Trata–se tão só do respeito que a AF Braga deveria ter tido pela voz daqueles que representa, independentemente da sua concordância ou não com a decisão», sublinham.
Propostas dos clubes para terminar os campeonatos
Primeira opção: Fim do isolamento devidamente anunciado pelas autoridades competentes até ao fim de Maio. Intervalo de 15 dias para preparação dos atletas. Os jogos serão realizados entre 15 de Junho e 15 de Agosto.
Segunda opção: Fim do isolamento devidamente anunciado pelas autoridades competentes até ao fim de Junho. Intervalo de 15 dias para preparação do regresso às competições. Os jogos serão realizados nos meses de Julho e Agosto. Nesta opção poderão ser realizados jogos ao meio da semana.
Terceira opção: Fim do isolamento devidamente anunciado pelas autoridades competentes até ao fim de Julho ou no decorrer do mês de Agosto. Os jogos serão efectuados no início de Setembro e prolongam-se até final de Outubro, atrasando o início da época 2020/2021 para o mês de Novembro.
Os dez clubes referem na proposta que, em caso de não ser possível concretizar qualquer uma destas opções supramencionadas, «deverão subir de divisão as equipas nos lugares cimeiros, não descendo de divisão qualquer equipa, o que seria compensado na próxima época com o alargamento em cada série ou criação de novas series nos diversos escalões à semelhança do que foi adoptado por outras associações de futebol do país».
«No que diz respeito à subida aos campeonatos nacionais, a AF Braga deverá interceder junto FPF para que elas se concretizassem, até porque já estavam definidas as descidas dos nacionais para os distritais antes desta decisão».