O GDR Ribeira do Neiva anunciou esta segunda-feira que não vai competir na temporada 2020-21 em virtude da pandemia Covid-19.
«A Direcção do Grupo Desportivo e Recreativo da Ribeira do Neiva decidiu que não colocará em causa a saúde da família ribeirense, assim como de todos os adversários que em competição nos tocaria defrontar», refere.
Num comunicado publicado nas redes sociais, o clube diz que assumirá as suas responsabilidades de forma a assegurar a saúde e o bem-estar de todos.
«Esta é, porventura, a decisão mais difícil que tivemos que tomar. Sabendo que, desta forma, retiraremos a possibilidade da prática do futebol durante a próxima época, ao mesmo tempo, com esta decisão, estamos convictos de estar a pugnar pela saúde dos nossos atletas, das suas famílias e de todos em geral», acrescenta.
Um dos factores que estão na base da decisão é a não obrigatoriedade de teste à Covid-19, o que a Direcção liderada por Hélder Oliveira entende que «põe significativamente em causa a saúde e integridade de todos e, por consequência, de todos aqueles com quem eles privam».
Além disso, sublinha, «a não presença de público afastará seguramente muitos dos patrocinadores», que «são os grandes impulsionadores do futebol amador em Portugal».
No texto, o GDR Ribeira do Neiva deixa ainda críticas à AF Braga.
«Num dos momentos mais difíceis da história do futebol amador em Portugal seria expectável que quem representa os clubes tivesse um comportamento consentâneo com as suas responsabilidades. Infelizmente, lamentamos que a AF Braga esteja concordante com o facto de se poder colocar em causa a saúde de centenas e centenas de pessoas, pois poderemos estar a causar focos intermináveis de contágio», frisa.