O mediatismo do futebol atinge repercussões de uma dimensão perigosa. O futebol sempre foi utilizado para libertação de frustrações, num estádio de futebol com milhares de pessoas assiste-se a insultos a árbitros, aos jogadores, aos treinadores e adeptos do clube adversário, sendo efetivamente um libertador de frustrações.
Não me considero ninguém no âmbito de matérias sociais e de psicologia, mas as experiências do meu dia a dia fazem-me concluir que todos sabemos o efeito de contágio e, simultaneamente, de suposta proteção em que todos são valentes e disponíveis para a ofensa. Diariamente se perdem valores nesta sociedade, e a culpa é de todos nós.
Mas então o futebol não deveria ser um complemento da formação do jovem adulto? Lidar com dificuldades, espírito de equipa, lutar por objetivos coletivos, o nós à frente do eu, lidar com as injustiças (dos treinadores, dos árbitros, prepará-los para um futuro competitivo onde os melhores estarão mais aptos?)
Pois é, muitos não sabem e sofrem do mesmo mal, desconhecimento! Vou estabelecer um paralelismo entre o sistema de ensino e o sistema desportivo; os pais vão à sala de aula ver como o professor ensina nas disciplinas de matemática ou português? Não, não vão. Então porque “raio” entendem que devem ver os treinos dos miúdos? Sinceramente, em minha opinião, as pessoas não sabem que a maioria das crianças anda no futebol pelos amigos e, portanto, deixem-nos em paz.
O futebol exige muito aos treinadores que, cada vez mais, vêm-se obrigados a frequentar formações. Exige aos árbitros, começa a ir exigindo aos dirigentes e considero que está mais do que na hora de exigir aos Encarregados de Educação, pois sendo eles parte integrante e fundamental no processo de formação dos jovens jogadores deveriam, de alguma forma, ser obrigados a ter formação, para que se acabe com estas coisas do tipo pós-jogo: Então ganhaste?
É urgente a formação OBRIGATÓRIA, para pais, dirigentes e reforço da mesma também a treinadores. Caso se assobie para o lado, nesta matéria, então o atual estado do futebol de formação cada vez vai piorar mais