Feminino. Campeonato arranca este domingo

O campeonato feminino está de regresso, reformulado (série Norte e Sul, sem público nas bancadas e com um aumento das equipas.

Benfica, SC Braga e Sporting partem na linha da frente entre as 20 equipas na luta pelo primeiro lugar, embora este ano possa existir um intruso nessa luta pelo título que se chama Famalicão.

A equipa de João Marques, que subiu esta época à maior divisão do futebol feminino, contratou a guarda-redes internacional Rute Costa (ex-Braga), as espanholas Mirón e Jesica Miras e a experiente Solange Carvalhas.

Já o treinador do SC Braga, Miguel Santos, perdeu três nomes de peso, a capitã e médio internacional Vanessa Marques, que assinou pelo Ferencváros, bem como as avançadas Francisca Cardoso (Heerenveen) e Uchendu (Linkopings).

Em contrapartida, a equipa viu chegar a defesa Nágela Oliveira, mas também a alemã Cindy Konig, a norte-americana Mira Delgadillo e a sul-africana Jermaine Seoposenwe, como reforços para o ataque.

Destaque também para a equipa do Gil Vicente orientada por José Rui, que apostou em muitas jogadoras que já fizeram parte do plantel do Vilaverdense FC, equipa que o técnico orientou antes de rumar ao SC Braga.

Miguel Santos. «Não somos favoritos a título, mas somos candidatos»

Miguel Santos, treinador do SC Braga, diz que apesar de o plantel ter sofrido muitas alterações, mantém a mesma ambição de conquistar títulos. «Não somos favoritos a título, mas somos candidatos, e assumimos isso.

Já conseguimos um palmarés interessante nestes cinco anos de futebol feminino do SC Braga mas queremos mais, claro. O discurso não poderia ser outro», destacou Miguel Santos, na antevisão ao jogo com a Ovarense.

«O FC Famalicão é mais um. É isso que posso dizer face ao que vejo do investimento e qualidade dos plantéis. Na zona Norte, nesta primeira fase, S Braga e FC Famalicão vão andar a lutar pelos primeiros lugares e, na zona Sul, Sporting e Benfica vão lutar pelos dois primeiros lugares.

Espero que a luta pelas terceiras e quartas posições, nas duas zonas, sejam equilibradas, porque isso valoriza o campeonato. E prevejo que no apuramento de campeão e nas manutenções, as segundas fases sejam bem mais equilibradas, em termos de resultados, que a primeira», disse o técnico.

Jogos da 1.ª jornada
Zona Norte
Braga-Ovarense
Boavista-Condeixa
Famalicão-Valadares
Cadima-Gil Vicente
Fiães-Albergaria

Zona Sul
Fut. Benfica-Damaiense
A-dos-Francos-Benfica
Ouriense-Torreense
Sporting-Amadora
Estoril-Marítimo.

Foto do SC Braga