FC Amares promete lutar «com todos os meios para alternar esta decisão»

O FC Amares lamente que a sua Direcção nunca tenha sido consultado no processo de encerramento dos campeonatos de formação e seniores. Os amarenses lembram ainda que na sua série (A) da Divisão de Honra existem dois clubes com um jogo a mais o que «desvirtua o campeonato. Os responsáveis do FC Amares prometem ainda «realizar todos os esforços possíveis e imagináveis para que se altere de forma definitiva esta decisão».

Comunicado na íntegra

A Direcção do Futebol Clube de Amares, associada da Associação de Futebol de Braga, vem por este meio tomar uma posição pública sobre a decisão tomada pela entidade acima mencionada que, decidiu de uma forma unilateral, dar por concluída as competições onde é entidade organizadora.

O nosso clube até ao dia de hoje nunca foi consultado, sobre este assunto de dar por concluído os campeonatos de formação, assim como, o campeonato sénior.

A direcção do Futebol Clube de Amares, directores, respectivas equipas técnicas, jogadores, funcionários e respectivos adeptos sempre se manifestaram a favor concordando com a suspensão do campeonato de forma a preservar a saúde de todos porque isso é o que realmente importa, fazendo vários apelos preventivos junto da nossa comunidade em geral, para se respeitar o “Estado de Emergência”, porque estamos perante uma situação de saúde pública.

Este clube defende que a A.F Braga, sem olhar às respectivas consequências desportiva ou financeiras, decidiu simplesmente o término do campeonato. A nossa instituição concorda que não seja atribuído os títulos de Campeão nas diferentes Séries e Divisões da A.F. Braga devido ao não término do mesmo.

Desde o primeiro dia de trabalho desta época desportiva o Futebol Clube de Amares assumiu o objectivo de subir de divisão. A classificação assim o confirma, o nosso clube tem por mérito próprio direito à merecida subida, porque nestes 2/3 de Campeonato disputados sempre estivemos em posições de promoção.

Não podemos deixar de referir que existem dois clubes na nossa série com um jogo a mais disputado do que as restantes equipas, devido ao adiantamento deste encontro e caso não seja possível realizar os jogos em falta este campeonato fica desvirtuado.
Questionamos também o porquê da A.F Braga não seguir a sua congénere do Porto que informou tudo fazer para que haja subidas.

Não nos devemos esquecer dos investimentos feitos por vários clubes, onde com sacrifício de todos, com trabalho e dedicação apostaram em obter dentro das quatro linhas o resultado desse empenho. Não achamos justo que esta atitude venha beneficiar todos aqueles que não se esforçam e se dedicam de corpo e alma ao seu projecto, em detrimento de outros clubes, sendo assim uma forma simples destes deixar de ter responsabilidades e despesas.

O Futebol Clube de Amares, honra os seus compromissos para com jogadores, equipa técnica, pessoal afecto ao trabalho diário no clube, assim como para com outras entidades, esta é a nossa visão que defende a verdade desportiva o sacrifício, luta e empenho seja visível dentro do terreno de jogo.

Só assim somos dignos da confiança que nos é depositada pelos nossos patrocinadores, município e demais entidades que apoiam a nossa instituição e outros clubes que estejam na mesma situação.

Esta medida é a mais fácil de tomar para quem não pretende justiça desportiva, mas nós Futebol Clube de Amares queremos e pretendemos, continuar a lutar pelos objetivos delineados para a presente época.

Se realmente vão existir condições para iniciar a próxima época desportiva 2020/2021, também haverá condições para concluir a época 2019/2020 dentro do terreno de jogo e para isso iremos realizar todos os esforços possíveis e imagináveis para que se altere de forma definitiva esta decisão.

Para concluir o nosso clube acredita plenamente que anular os Campeonatos de Seniores que são da vossa jurisdição e não jogar as jornadas que faltam é desvirtuar a realidade competitiva.

Gostávamos também de saber o que vai ser feito a todo o investimento realizado pelos clubes da nossa Associação e pelos pais dos atletas dos escalões de formação, bem como todo o dinheiro gasto em nas despesas associadas a 2/3 da época, desde a equipa seniores, às equipas de formação e não esquecendo também da nossa equipa de futsal.

Num país em que o futebol é o desporto rei seria interessante saber como este nosso desporto irá ter sucesso se todas as Associações de Futebol do País tomem decisões diferentes uma das outras sabendo que o organismo que tutela todas estas é a Federação Portuguesa de Futebol.

Não somos, nem nos achamos mais que ninguém nem superiores e posto isto colocamos a questão do porquê de nenhum dos clubes ser ouvido nestas decisões.
Será esta a verdade e o rigor desportivo que tanto queremos implementar e colocar no nosso desporto rei?

Pelos interesses da verdade desportiva, do desporto, do Futebol e do Futebol Clube de Amares.

O Presidente do Futebol Clube de Amares

 

Tópicos:
Quer se manter a par das notícias mais recentes? Pode cancelar a qualquer momento. Subscrever Cancelar