Luís Gomes, conhecido no mundo da bola por Tonanha, reconhece que a época não correu bem ao Soarense. o capitão da equipa bracarense diz que os jogadores não «fogem às responsabilidades» do insucesso desportivo e deixa elogios ao clube histórico das “Palhotas” que «merece outra divisão».
Que balanço faz da temporada do Soarense?
Foi uma temporada atribulada, que nós jogadores consideramos má, não correspondendo ao valor que a equipa tinha e aos objectivos pretendidos que era a subida. Não vamos fugir às nossas responsabilidades enquanto homens e jogadores deste enorme clube!
A nível individual a época correspondeu às suas expectativas?
Individualmente a temporada estava a correr bem, sentia-me confiante e acho que fiz uma boa época, principalmente no segundo terço do campeonato quando recuei para central.
Mais responsabilidades por ser capitão?
Tem um grande significado ser capitão deste clube histórico. Só quem o conhece por dentro é que sabe a sua grandeza. No entanto, anda um pouco aos “empurrões”, sem casa própria . Aprendi o que é ser do Soarense e a gostar daquela gente e daquele grande clube que merece muito mais do esta divisão.
Este campeonato é competitivo?
Muitas pessoas pesam que é o campeonato dos “fracos”. Mas a nossa série era muito forte, com 4/5 equipas de grande valor e que provaram isso mesmo ao longo do campeonato. Depois, exista as outras que também eram adversários de respeito. Era uma série muito equilibrada com vários candidatos.
- Ucha tinha tudo para ser campeão
Qual a melhor equipa?
A nível de futebol praticado a melhor equipa era o Tadim, mas a mais regular e a principal candidata ao primeiro lugar sem duvida que foi Ucha. Uma equipa madura, onde se destacam o Bispo, o Adriano e o Celso, forte no duelo, no choque, tem tudo o que uma equipa precisa para ser campeã. Penso que iam ser mesmo.
Tem bons jogadores? Consegue eleger o melhor do campeonato?
Esta série tinha muitos bons jogadores e para mim sem dúvida o melhor é o Bispo. Um atacante com muita experiência e muito difícil de marcar.
Concorda com a decisão de terminar os campeonatos?
Foi a decisão mais sensata e a mais correcta, o futebol não pode estar acima da saúde. Foi uma boa decisão. Agora compreendo que é uma angústia quando uma equipa tem mais de 10 pontos de vantagem e vê tudo ir por água abaixo.
- Ia ser complicado chegar aos lugares de subida
O Soarense ainda podia chegar aos lugares de subida?
A nosso único foco era lutar e ganhar todos os jogos. No entanto, penso que ia ser muito complicado chegar aos lugares de subida, mas iríamos continuar a lutar por esse objectivo, até porque o nosso líder assim o exigia e motivava a equipa nesse sentido. É um grande exemplo de profissionalismo, garra, querer e determinação e merece ter a melhor sorte do mundo.
Já sente muitas saudades do futebol?
Sinto imensas, principalmente do balneário, daquele cheiro, chegar ao balneário equipar com muita “borga” e brincadeira- Tudo isto deixa uma saudade imensa
Como se está a adaptar a estes tempos de quarentena?
Muito difícil. É uma realidade diferente mas tem de ser para bem de todos. Adapto-me bem porque sou viciado em desporto (saio ao meu pai) e nunca estou parado. É um pouco o meu refúgio nesta pandemia.